Arquivos EDI - Prefat

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

27 de fev de 2020

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

Arquivos EDI
Prefat
Foto do post Arquivos EDI - Prefat

Uma relação transparente entre embarcadores e transportadoras no que diz respeito às faturas é essencial para se ter confiança. Afinal, os processos estão diretamente ligados ao faturamento das empresas. Nesse aspecto, entra em cena os Arquivos EDI PREFAT.

Vale lembrar que a utilização de um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) contribui diretamente para que esse processo seja realizado de forma eficaz.

Falando sobre o PREFAT, essa sigla significa pré-fatura e consiste em um arquivo EDI PROCEDA. Ele é gerado pelo sistema da empresa que contratou um serviço de transporte e transmitido para a transportadora, depois que já foi recebida a confirmação da ocorrência de entrega da mercadoria.

Muitas empresas deixam de utilizar o PREFAT pelo fato de não ser um documento obrigatório, entretanto, suas funcionalidades trazem muitas vantagens para uma transportadora, como: segurança nas cobranças, eliminação de erros nos valores de pagamento, pagamentos dentro do prazo e mais agilidade na troca de dados.

O PREFAT é mais um dos arquivos EDI padrão PROCEDA que contribui para tornar a comunicação mais ágil e automatizada e, consequentemente, menos sujeita a erros, pois reduz a interferência humana em todo o processo.

Tipos de arquivos EDI

  • NOTFIS contém dados sobre as Notas Fiscais;
  • OCOREN é o arquivo de ocorrência nas entregas;
  • CONEMB é o arquivo dos conhecimentos embarcados;
  • DOCCOB é o documento de cobrança enviado pelo transportador;
  • PREFAT é o arquivo com a pré fatura dos serviços.

Atenção

Cada tipo de arquivo tem sua função específica, tanto para embarcadores como para transportadores, mas não eximem as empresas de emitirem e registrarem os documentos fiscais para os órgãos competentes.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

#ArquivosEDI #Conemb #Doccob #Ocoren #TMS

 

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

 

 

Conheça nossos eBooks

 

0