Arquivos EDI - Conemb

Os processos de transporte de cargas passam diretamente pelo modo como as empresas embarcadoras e transportadoras integram suas operações utilizando um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS).

Um dos principais objetivos é tornar a troca de dados o mais rápido e eficiente possível. Nesse sentido existem os Arquivos EDI no padrão PROCEDA e um desses arquivos é chamado de Conemb.

A sigla CONEMB significa “Conhecimentos Embarcados”. O Conemb é um arquivo EDI criado pelos sistemas das empresas de transporte e enviado para os clientes (contratantes do frete ou embarcadores). Ele é um arquivo TXT formatado dentro do padrão PROCEDA e inclui uma lista de todos os conhecimentos embarcados e informações relevantes ligadas a eles.

Como os dados são processados por uma plataforma especializada, não é preciso que a equipe da transportadora digite manualmente todas as informações no sistema para gerar o arquivo no leiaute PROCEDA, já que o sistema da transportadora vai aproveitar os dados recebidos, juntar com os dados gerados no momento da operação e gerar o arquivo EDI adequado.

Tipos de arquivos EDI

  • NOTFIS contém dados sobre as Notas Fiscais;
  • OCOREN é o arquivo de ocorrência nas entregas;
  • CONEMB é o arquivo dos conhecimentos embarcados;
  • DOCCOB é o documento de cobrança enviado pelo transportador;
  • PREFAT é o arquivo com a pré fatura dos serviços.

Atenção

Cada tipo de arquivo tem sua função específica, tanto para embarcadores como para transportadores, mas não eximem as empresas de emitirem e registrarem os documentos fiscais para os órgãos competentes.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

 

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

 

 

Conheça nossos eBooks

 

0 Comentarios