Arquivos EDI - Doccob

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

06 de fev de 2020

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

Arquivos EDI
Doccob
EDI
Documento de Cobrança
Foto do post Arquivos EDI - Doccob

O sucesso das operações logísticas está diretamente ligado na boa comunicação entre transportadores e embarcadores, visando sempre melhorar a eficiência do negócio e maximizar a satisfação de seus clientes. Uma das principais tecnologias que ajuda a alcançar esse objetivo é a troca de Arquivos EDI e um desses arquivos chamamos de DOCCOB.

Na área de transportes, os padrões mais comuns de serem utilizados pelas empresas são o XML e o PROCEDA, esse último apresenta diferentes Tipos de Arquivos EDI e que cada um deles tem um determinado objetivo, sendo que o arquivo DOCCOB é apenas um deles.

A sigla DOCCOB significa “Documento de Cobrança”. Nesse arquivo EDI constam todos os CTes que serão cobrados. Ou seja, é um documento enviado pela transportadora e recebido pelo embarcador.

Apesar de não ser obrigatório, o DOCCOB facilita bastante a comunicação entre transportador e contratante, tornando a troca de informação mais rápida e eficiente. Em vez de enviar várias faturas, fica muito mais fácil gerar um único documento de cobrança que é enviado automaticamente.

Esse arquivo veio para substituir faturas que anteriormente eram enviadas em papel por notas promissórias ou duplicatas, mas agora é possível reunir as cobranças em um único arquivo digital.

Tipos de arquivos EDI

  • NOTFIS contém dados sobre as Notas Fiscais;
  • OCOREN é o arquivo de ocorrência nas entregas;
  • CONEMB é o arquivo dos conhecimentos embarcados;
  • DOCCOB é o documento de cobrança enviado pelo transportador;
  • PREFAT é o arquivo com a pré fatura dos serviços.

Atenção

Cada tipo de arquivo tem sua função específica, tanto para embarcadores como para transportadores, mas não eximem as empresas de emitirem e registrarem os documentos fiscais para os órgãos competentes.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

 

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

 

 

Conheça nossos eBooks

 

0