0
O processo de logística reversa compartilha a responsabilidade do paradeiro dos resíduos com os consumidores e com as empresas. Assim, os empreendimentos também devem buscar meios de participar das etapas de devolução, reciclagem e destinação ambiental correta de produtos descartados.
Em 2010, o governo criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), presente na Lei 12.305/10, que define diretrizes e princípios relativos à gestão de resíduos e aborda a noção de logística reversa.
No conceito clássico de logística, as empresas precisam cuidar para que o transporte de cargas seja realizado com o máximo de eficiência e menor custo possível. Por outro lado, na logística reversa, as organizações precisam fazer com que os resíduos retornem à sua origem para serem reaproveitados ou, no caso de itens que não podem ser reciclados, sejam descartados de forma ambientalmente adequada.
São três as etapas básicas da logística reversa, que podem acontecer tanto na fase de pós-venda como na de pós-consumo. Confira:
Que tal saber mais detalhes do assunto de hoje? Então não deixe de acompanhar o nosso vídeo a seguir!!!
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
0