Qual a diferença entre Embarcador e Transportador?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

27 de jul de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

embarcador
transportador
logistica
tms
gestao
Foto do post Qual a diferença entre Embarcador e Transportador?

Na gestão de transportes, dois conceitos estão muito relacionados, mas, ao contrário do que muitos pensam eles possuem significados diferentes. Estamos falando de Embarcador e Transportador. Enquanto o primeiro é o dono das mercadorias a serem transportadas e quem precisa que o deslocamento seja feito, o segundo é o responsável pelo transporte e pelo tráfego em si.

Muitas empresas que trabalham com distribuição de produtos lidam com uma logística muito complexa e preferem terceirizar o serviço de transporte das mercadorias até os clientes. Esses são os embarcadores, eles precisam contar com um meio de transporte para deslocar seus produtos de um ponto até o outro. E é aí que a transportadora que fica responsável por trafegar os produtos desde o ponto de coleta, até a sua entrega.

Empresas de logística e de transportes trabalham com sistemas integrados para otimizar a frota, fazer o acompanhamento das entregas e toda a gestão de cargas. Essa solução é conhecida pelo segmento de transportes como TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes).

TMS, Transport Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes.

Existem várias opções de sistemas hoje no mercado, mas que variam enormemente de custo, de acordo com a necessidade da empresa ou área de atuação. Assim, é fundamental avaliar e analisar os recursos disponíveis de vários TMS e a aderência deles aos processos de sua empresa, antes de definir sua escolha de um TMS para Embarcador ou Transportador. E que tal uma empresa que oferece essas duas soluções?

A Signa atende tanto o Embarcador como o Transportador, por meio de suas soluções em TMS.

Produtos e-cargo

Seja sua empresa de transportes ou um operador logístico, atuando no mercado de carga viagem, fracionada, movimentando container, atuando no segmento rodo aéreo, na cabotagem... Não importa o modal. O e-cargo da Signa é a solução preparada para atuar nas operações de transportes e logística. Uma solução ágil e flexível que resolve as exigências contratadas entre a sua empresa e o seu cliente Embarcador.

No vídeo abaixo conheça mais detalhes sobre o tema de hoje.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Conheça nossos eBooks

 

2