As características e diferenças entre a Logística Inbound e Outbound

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

08 de out de 2021

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
inbound
outbound
tms
transporte
Foto do post As características e diferenças entre a Logística Inbound e Outbound

Saber lidar de maneira eficaz com a cadeia de suprimentos e todas as questões que envolvem o fluxo dela é um dos desafios diários dos gestores e diretores logísticos. Isso porque, todos os processos dependem da sincronia e fluidez das etapas para que os insumos e matérias-primas cheguem ao seu negócio.

Não só no setor logístico, mas nos demais departamentos de uma empresa, é necessário adotar algumas práticas e estratégias para que essa agilidade entre as etapas ocorra dentro do planejado.

É nesse contexto que a diferenciação dos conceitos de Logística Inbound e Logística Outbound torna-se algo tão importante para o segmento de transporte de cargas.

Logística Inbound

Compreende toda a parte de logística do fornecedor até o seu negócio, abrangendo todas as etapas inclusas no fornecimento de matéria-prima. Ela é responsável por controlar a entrada de insumos, bens e serviços na sua empresa. Nesse sentido, todas as ações realizadas que dizem respeito ao transporte, armazenamento e entrega de materiais para a produção ficam sob a responsabilidade desse tipo de logística.

Logística Outbound

Na Logística Outbound é dado continuidade no fluxo fornecedor, fabricante e consumidor final. Ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção. Basicamente ela fica responsável por todas as ações para que a mercadoria saia da sua empresa e chegue ao cliente - de preferência dentro do prazo.

Outbound x Inbound

Entender esses conceitos é importante para que o gestor visualize as diferenças existentes entre eles. A logística Inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística Outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado. Essa sistemática invertida exige o acompanhamento de métricas e cuidados diferentes. No entanto, é sempre válido destacar que o sucesso de um está atrelado ao do outro.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

1