0
Cabotagem é um termo náutico que significa navegação (geralmente para transporte de cargas) que se faz na costa, ou entre cabos (águas marítimas limitadas), com a terra à vista, ou entre um porto costeiro e um fluvial.
A Cabotagem é dividida em internacional e doméstica. A internacional é utilizada para designar a navegação costeira envolvendo dois ou mais países. Já a doméstica conecta pontos diferentes da costa de um só país.
O transporte por cabotagem foi o principal modal no transporte de cargas à granel no Brasil na década de 1930, quando as malhas ferroviárias e rodoviárias ainda eram insuficientes para a demanda do transporte de carga no país.
O Brasil possui uma costa marítima de aproximadamente 7500 km, isso favorece o transporte marítimo, por isso a cabotagem tem um potencial de crescimento promissor. Segundo o Ministério da Agricultura, entre 2003 e 2008 a cabotagem cresceu mais 350% no Brasil.
Recentemente foi enviado ao congresso o projeto de criação da lei "BR do Mar", que é um programa de incentivo ao transporte de cabotagem. Através de redução de custos, criação de novas rotas de navegação, entre outras medidas para gerar mais concorrência no setor, se espera uma ampliação de 40% da capacidade da frota marítima destinada à cabotagem nos próximos três anos, além de triplicar as taxas atuais de crescimento, de 10% para 30% ao ano.
0