Just in Time e suas aplicações na Logística

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Marcos Tomaz

04 de jan de 2023

· 3 min de leitura

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Um dos grandes desafios para os gestores que trabalham na logística é aumentar a produtividade sem perder a qualidade. O modelo de gestão Just in Time possui essas duas características, tornando-se assim a solução ideal para essa questão, pois além de otimizar os processos, também gera economia para as empresas que adotam essa metodologia.

Just in Time na logística é um método de gestão no qual todas as ações dentro de uma empresa são realizadas “na hora certa”, ou seja, atividades como compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda.

Dessa forma, a empresa consegue atuar com estoque zerado, gerando economia nos custos de armazenamento. Além disso, alguns de seus principais focos são:

  • Qualidade da operação: seja na fabricação, transporte ou qualquer outra etapa do processo logístico;
  • Acabar com o desperdício: evitando a superprodução que gera uma quantidade de produtos além do que é necessário para atender à demanda;
  • Não deixar produtos parados: afinal, mercadorias paradas não dão lucro, pelo contrário, geram custos de armazenamento.

A logística just in time pode ser aplicada à qualquer empresa e em diferentes áreas, seja na gestão de estoque na produção ou qualquer outra. Esse sistema funciona a partir da ideia de produção sob demanda, ou seja, cada atividade é realizada de acordo com a sua necessidade e na hora certa.

Os insumos só devem ser comprados quando necessários, para serem entregues na fábrica apenas no momento em que serão utilizados. Do mesmo modo, assim que os produtos são fabricados, já devem ser encaminhados para a entrega. Não há estoque ou sobra de produtos. Tudo o que é fabricado deve possuir destino definido.

Como podemos acompanhar, para uma bem-sucedida implementação do sistema Just in Time na sua empresa é preciso uma mudança em prol da metodologia. Todos os planejamentos devem ser criados a partir da “produção por procura”: primeiro, deve-se vender os produtos e serviços existentes para, depois, adquirir novas mercadorias e, só então, reiniciar todo o processo.

Para conhecer as vantagens e desvantagens que esse tipo de operação oferece, não deixe de assistir o nosso vídeo abaixo que esclarece diversas informações sobre este tema.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

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