Tudo que você precisa saber sobre o Projeto BR do Mar

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

22 de dez de 2021

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

cabotagem
brdomar
tms
logistica
projeto
Foto do post Tudo que você precisa saber sobre o Projeto BR do Mar

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente o projeto de lei apelidado de BR do Mar, que estimula a Cabotagem. O projeto tem como finalidade principal estimular o transporte de mercadorias internamente e aumentar a competitividade industrial do país.

O próprio ministro Paulo Guedes afirmou em redes sociais que a intenção é derrubar o custo de transporte no Brasil inteiro. Durante assinatura do projeto, o ministro destacou que atualmente o minério que vira aço na região sul do país chega a região nordeste 40% mais caro do que se tivesse ido para a China e voltado. Isso pelo custo no transporte.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, o texto do Projeto de Lei, criará novas rotas marítimas e reduzirá os custos de transporte nas rotas existentes. O volume de contêineres transportados deve ser ampliado de 1,2 milhão para 2 milhões ao ano.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou também que além de permitir o barateamento dos custos eles planejam um aumento da frota em 40% nos próximos três anos.

O projeto usa quatro eixos fundamentais para incentivar a Cabotagem: frota, indústria naval, custos e portos.

Em relação às frotas, o programa estimula as empresas já existentes e dá mais autonomia a elas, além de desburocratizar o registro e o tráfego de embarcações.

Para a indústria naval, o governo pretende estimular a docagem de embarcações internacionais no Brasil, o que aumentará o conhecimento em manutenção e a comercialização de peças e maquinário para navios, estimulando a escalonagem da indústria brasileira.

Baixe o eBook Cabotagem grátis

As ações sobre os custos incidirão sobre os trâmites burocráticos da cabotagem. Taxas e regulamentações devem ser diminuídas e aceleradas.

Para o eixo relacionado aos portos, está prevista a agilização da entrada em operação de terminais dedicados à cabotagem. Empresas que não possuem operações em determinados portos também terão vantagens, afirma a nota técnica.

Agora que você sabe o que é a Cabotagem e que o Governo Federal está incentivando esse tipo de transporte de cargas no Brasil, as empresas que atuam neste segmento de transporte marítimo naturalmente vão precisar de um Sistema de Gerenciamento de Transportes para gerenciar toda complexidade que essa modalidade exige.

A Signa com o TMS e-cargo faz isso há mais de 15 anos, ou seja, trata todas essas questões com naturalidade, devido a sua vasta experiência neste assunto, e além disso tem a honra de atender as três principais empresas deste ramo com a sua solução multimodal para gestão de transportes.

No vídeo abaixo você vai conhecer outras dicas sobre o tema de hoje.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0

Ultimos comentários

fernando Rodriques coutinho

boa noite, bem lembrado,mar br, mais temos que lembrar que a cabotagem pertença somente a armadores nacional,e nao ha armadores extrangeiros,assim fere a nossa soberania,entregando nas maos dos armadores. ceo fernando rodriques. armadora navegacao marfrete ltda. obrigado;

Nilton José Peixoto filho

Gostaria do contato do responsável

Denise Tucciarelli

Olá, Nilton! Tudo bem? Por favor, nos envie uma mensagem no email comercial@signainfo.com.br . Se preferir, pode ligar no número 11 34665200 e optar pelo ramal do setor Comercial. Aguardamos notícias suas!

Exibir mais comentários