Tipos de Frete CIF e FOB, quais as diferenças?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

08 de jun de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

frete
transporte
cargas
logistica
custos
Foto do post Tipos de Frete CIF e FOB, quais as diferenças?

Uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa, que trabalha com o segmento de transportes de cargas é a gestão do frete. Isso porque, a logística é uma área cada vez mais estratégica dentro das organizações.

A contratação do frete tem obrigatoriamente que levar em consideração, questões que vão além do preço cobrado pelo transporte da mercadoria.

Portanto, é neste momento que entra em cena os Tipos de Frete, ou seja, a escolha pelo Tipo de Frete CIF ou pelo Tipo de Frete FOB. Esses tipos de frete se diferenciam, entre outros aspecto, pelo momento em que o pagamento é feito e as consequências disso.

A sigla CIF corresponde a “Custo, Seguro e Frete” (ou Cost, Insurance and Freight, em inglês).

Quem vende para o consumidor final sabe que esse cliente pode não ter muita prática com transportes de cargas. Por isso, O Tipo de Frete CIF deverá ser a melhor opção neste caso, afinal, mesmo que o valor do produto seja um pouco maior para o cliente, é preferível que o fornecedor se responsabilize pelo transporte até a entrega - isso significa oferecer valor agregado ao produto e pode ser a diferença entre vender e perder espaço para a concorrência.

A sigla FOB (Free on Board, em inglês) tem como tradução literal “Livre a Bordo”.

Quando o destinatário é uma empresa, por outro lado, é provável que ela conheça os trâmites do transporte de carga e tenha parcerias com transportadoras (com condições de pagamento e preço mais interessante). A melhor opção de frete para esse caso provavelmente será o Tipo de Frete FOB.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

1