1
Uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa, que trabalha com o segmento de transportes de cargas é a gestão do frete. Isso porque, a logística é uma área cada vez mais estratégica dentro das organizações.
A contratação do frete tem obrigatoriamente que levar em consideração, questões que vão além do preço cobrado pelo transporte da mercadoria.
Portanto, é neste momento que entra em cena os Tipos de Frete, ou seja, a escolha pelo Tipo de Frete CIF ou pelo Tipo de Frete FOB. Esses tipos de frete se diferenciam, entre outros aspecto, pelo momento em que o pagamento é feito e as consequências disso.
Quem vende para o consumidor final sabe que esse cliente pode não ter muita prática com transportes de cargas. Por isso, O Tipo de Frete CIF deverá ser a melhor opção neste caso, afinal, mesmo que o valor do produto seja um pouco maior para o cliente, é preferível que o fornecedor se responsabilize pelo transporte até a entrega - isso significa oferecer valor agregado ao produto e pode ser a diferença entre vender e perder espaço para a concorrência.
Quando o destinatário é uma empresa, por outro lado, é provável que ela conheça os trâmites do transporte de carga e tenha parcerias com transportadoras (com condições de pagamento e preço mais interessante). A melhor opção de frete para esse caso provavelmente será o Tipo de Frete FOB.
Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1