The 5 AM Club

Foto do autor do post Nuno Figueiredo

por

Nuno Figueiredo

23 de jul de 2019

· 7 min de leitura

· 7 min de leitura

5am Club
clube das 5 da manhã
carreira
Robin Sharma
Foto do post The 5 AM Club

– Eu gostaria de ter dormido mais.

Você nunca escutará alguém no fim de sua vida dizer esta frase. Várias pesquisas feitas com pacientes terminais para saber do que se arrependem, o que fariam diferente, nos ensinam que ninguém demonstra arrependimento por não ter tido mais horas de sono.

Eu descobri que pertenço ao “The 5 AM Club”, ou “The Five O´clock Club” ou simplesmente o clube das 5 da manhã.

Já há vários adeptos e está se tornando viral. Acordar mais cedo para ter mais força de vontade, maior foco. Mais energia. Ter o conforto psicológico de pensar que o resto do mundo ainda está dormindo. Vença a batalha contra a sua cama, ela conspira contra você!

Nesse clube, o horário nobre é das 5 AM até 8 AM. As três horas de ouro. Num horário em que ninguém vai te perturbar, você pode treinar, fazer exercícios ou se preparar melhor em algo que contribua para a sua carreira.

Você passa a ter uma diferenciação para o resto do mundo que prefere dormir enquanto você está acelerando. Isso aumenta a autoestima. Você está fazendo um algo a mais que a maioria não faz. É natural e esperado que você colha melhores resultados. Será?

De onde vem essa teoria? A maior parte dos adeptos do 5 AM Club credita isso ao guru Hal Elrod, autor do livro “O milagre da manhã”. De forma resumida ele ensina:

  • Acorde cedo
  • Escove os dentes
  • Tome água
  • Faça exercícios
  • Medite
  • Faça afirmações
  • Cultive o hábito de ter um diário para medir o seu progresso.

Da lista acima o único item não óbvio é o das afirmações. Trata-se de fazer uma lista do que você deseja e ter um processo de idealizar você conquistando o que almeja. O ponto central da teoria é acordar cedo. Fazer o dia render. Usar as horas que hoje são “desperdiçadas” com o sono. O autor aconselha a repetir o isto por 30 dias, para que se torne um hábito.

A ideia de formar um clube, o 5AM Club, foi do Robin Sharma. Ele ensina que o caminho para você conseguir adotar isto como um novo estilo de vida, é ter um ritual, e tornar isso um hábito. Segundo ele:

Change is hard at the beginning, messy in the middle e gorgeous at the end.

A mudança é difícil no início, confusa no meio e linda no final.

O que muitos divergem é no número de dias necessário para que isso se torne um hábito. Segundo a University College of London, nós precisamos de 66 dias de rotina para que um novo hábito se torne parte natural da nossa vida. É fácil achar outros parâmetros.

Segundo o Robin, a força de vontade não funciona, o ritual sim, daí a força do hábito.

As escolas acreditam que estudar de manhã é bom e iniciam as aulas às 7 da manhã, e normalmente as melhores turmas são do período matutino. Mas há muita controvérsia a respeito da ciência por trás destas teorias.

Se você quer conhecer todos os benefícios e as evidências científicas a respeito do 5AM Club recomendo que beba direto da fonte. Neste link você verá uma narrativa que justifica: “O que faz uma pessoa em sã consciência aderir ao infame 5AM Club?”. Há vários links nesse post para evidências científicas.

Mas há o outro lado. De acordo com o Dr. Mathew Walker, autor do livro “Why We Sleep: The New Science of Sleep and Dreams” (Por que dormimos: a nova ciência do sono e dos sonhos), somente 40% da população são pessoas matutinas; 30% são vespertinos e 30% é a turma da noite. O clube das cinco não é para todo mundo. Respeite o seu perfil.

O clube está crescendo. Dá uma olhada nessa reportagem do Valor “Clube dos 5 da manhã ganha adeptos no Brasil”.

O Thiago Nigro, citado na reportagem acima, é um dos entusiastas do clube. Ele tem um canal no Youtube. O canal dele “Primo Rico” tem 2,5 milhões de seguidores. Ele fez um vídeo a respeito “POR QUE EU ACORDO ÀS 4:30 DA MANHÃ? | 5AM Club (o clube das 5)”. Este vídeo está com mais de um milhão de visualizações. Ele ensina:

“Comece que a motivação vem”

Uma pesquisa rápida no Medium com o texto “wake up early (acordar cedo)” dá uma pista da dimensão que este movimento está tomando. Há vários posts onde diferentes receitas e passo a passo são dados para você se juntar ao clube.

Eu mandei o artigo do Valor a um amigo madrugador. Um cara ligado no 220V. O comentário dele a respeito:

Eu falo isso há muito tempo! Das 5h às 8h é Power!!!

Eu já tive a oportunidade de comentar que acordar às 5h e ir praticar exercícios é algo que funciona para mim. Comecei isso há alguns anos e nunca mais parei. Eu não vou todos os dias, mas vou regularmente. E os dias normalmente são melhores quando eu faço isso.

Como comentei no post “Dane -se a motivação” não é fácil fazer isso. Isso não funcionará para todo mundo e não espere estar motivado para fazer isso.

No clube que eu frequento há um churrasco no final do ano para os atletas da madrugada, outros como eu que chegam às 6 da manha para se exercitar. Um incentiva o outro.

Nos últimos dois anos diminuí a prática do boxe e foquei mais na corrida. Participar de provas aos domingos faz o dia ser melhor. A corrida nas provas normalmente inicia às 06:30 ou 07:00 da manhã. Normalmente acordamos às cinco e pouco e vamos correr. A minha esposa me acompanha nessa. O dia rende muito. Às 09:30 já fizemos um monte de coisas, incluindo um bom café da manhã e o dia está apenas começando.

Isso não significa que esta seja a única estratégia possível, nem a mais indicada. O que é fácil dizer é que não custa tentar. Isso não precisa ser feito todos os dias e ninguém vai te prender se você resolver tirar a barriga da miséria num sábado e dormir até o meio dia. O mais provável é que você tenha a sensação que o dia foi mal aproveitado nesse caso, ou que o fim de semana passou voando. Normalmente isso ocorre quando você dorme demais.

O mais interessante é que quanto menos eu faço no fim de semana, ao invés de recarregar as baterias, o efeito final é o oposto, parece que inicio a semana cansado.

Antes que você se anime demais e entre para o clube cabe uma ressalva importante: não há almoço grátis. Não dá para acordar mais cedo e ir dormir tarde. Alguns relatos vão na onda de “ganhei mais horas porque estou dormindo menos”. Isso não é uma boa ideia.

A maior parte dos estudos científicos disponíveis dizem que precisamos do sono. Voltando ao Matt Walker, as frases dele abaixo são bem convincentes:

Homens que dormem cinco horas por noite tem testículos menores do que aqueles que dormem seis horas ou mais.

A falta de sono envelhece um homem em uma década!

Quanto mais curto for o teu sono, mais curta será a tua vida.

Você não precisa acreditar em mim, escute do próprio neste elucidativo TED: “O sono é o seu superpoder”. A estratégia que eu considero mais interessante é trocar horas pouco aproveitadas do fim da noite por horas muito bem aproveitadas no inicio do dia. Sem exageros. Dá para curtir uma sexta-feira a noite sem peso na consciência. O clube da insônia não é algo recomendado.

Experimentar acordar cedo no mínimo vai te tirar da rotina, e isto, por si só, já é um bom motivo para experimentar. Join Us! Já dizia aquela música do Titãs (Epitáfio):

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

 

Nuno Figueiredo

Engenheiro Eletrônico formado pela Mauá, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é um dos fundadores da Signa, onde atua desde 95. Entre outros defeitos, jogou rúgbi na faculdade, pratica boxe e torce pelo Palmeiras.

 

Foto: Freepik

Conheça nossos eBooks

0

Ultimos comentários

José Hélio de Sá

Já acordo à muitos anos, mas para trabalhar.

Rafael Souza

Texto muito bom, nos incentiva a acordar cedo e sermos produtivos, se ja somos seremos ainda mais parabéns me inspirou a seguir o mesmo estilo de vida.

Jorrge Luiz Birkholz

Concordo eu a muitos anos acordo todos os dias as 5 horas da manhã e sem necessidade do despertador,vou seguir o teu exemplo farei ginastica. pois somente leio o jornal e whatsapp

Exibir mais comentários