Rasgando dinheiro

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Henri Coelho

29 de out de 2019

· 4 min de leitura

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Investir em algo pra jogar os resultados fora? Será que é uma boa prática para as empresas?

Em um evento, há pouco mais de um ano, vimos uma palestra sobre o tema “Hacking de Crescimento”; o termo parece estranho pra quem não trabalha com o mercado de Marketing Digital, mas trata-se de empresas ou pessoas que te ajudam com várias táticas para ajudar no crescimento da empresa, focado principalmente em ajudar a captar novos contatos para a empresa e auxiliar no processo de vendas.

Após a palestra, tentamos entrar em contato com o palestrante, dono de uma empresa que trabalha com este tema, mas não obtivemos resposta. Após 6 (seis!) meses, recebemos de volta um e-mail perguntando se ainda estávamos interessados, pois nosso contato não foi visto na época. Nosso retorno também deve ter sido ignorado, pois já se passaram mais de 6 meses, que acho que é o tempo médio de retorno deles, e não recebemos de volta nova resposta.

Após ver uma empresa, em um evento, que oferecia treinamento para confecção de vídeos, achamos que poderia ser um bom caminho, para melhorar a qualidade dos vídeos que produzimos. Após várias tentativas de contato recebemos uma sequência de e-mails mais voltada para que desistíssemos da empreitada do que voltada para uma venda.

Alguém colocando dificuldades no momento de uma venda só pode significar que não está precisando vender, certo? Será que eles produzem vídeo de treinamento para vendas? Se produzem, deveriam assistir ao próprio curso.

Mais adiante isto ocorreu com uma empresa que trabalha com aprendizagem de máquina. Ótimas soluções sendo mostradas, uso intensivo de inteligência artificial, muito fit com nossas soluções. Várias tentativas de contato, nenhum retorno. Acho que a máquina de vendas deles não aprendeu ainda o suficiente pra vender.

Feira

Participar de uma feira, investindo em um stand, por menor que seja, envolve muito mais do que os gastos diretos que a empresa tem com sua construção, pagamentos ao organizador da feira, ao governo através dos impostos recolhidos, aos fornecedores que estarão lá para servir os convidados, por menor que seja a estrutura. Envolve também horas de envolvimento de todos os colaboradores que participam da feira, seja em sua preparação ou durante o evento.

Fazer uma palestra num evento ou feira também envolve muita coisa: embora o investimento possa ser menor, pois menos pessoas estão envolvidas e, a não ser que você seja um palestrante renomado, que recebe para fazer isto, custos envolvidos e contrapartidas para o organizador, além da preparação, deslocamento, stress na apresentação e várias outras coisas.

E se custa assim, quais os objetivos de quem faz isto? Tem vários, mas entre eles valorizar a sua marca, poder passar sua mensagem pra mais pessoas, reforçar sua imagem junto aos clientes atuais e também, o que é de grande importância, conquistar novos clientes.

Na questão de conquistar novos clientes é onde temos percebido a maior falha das empresas, como ilustram as histórias acima. E são histórias reais, tudo isto ocorreu conosco nestes últimos 2 anos.

Fazer um pós-evento ativo é uma das partes mais importantes do evento, dar retorno para os contatos, aproveitar o investimento feito. Se não for feito corretamente, o tiro sai pela culatra, e ao invés de reforçar a imagem da empresa acabam tornando-a conhecida por não atender os novos prospects.

Estão jogando dinheiro fora? Vou passar o número da minha conta pra depositarem, assim dou um uso melhor pra ele.

 

Foto: Freepik

 

Henri Coelho

Sou fundador da Signa, casado e pai de um casal de filhos que saíram melhor que a encomenda. Já nasci corinthiano, gosto muito de futebol, vôlei e xadrez, também de matemática. Podem torcer o nariz.

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