Projeto BR do Mar, um Programa de incentivo à Cabotagem

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

17 de set de 2020

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

projeto
brdomar
cabotagem
transporte
logistica
Foto do post Projeto BR do Mar, um Programa de incentivo à Cabotagem

O Ministério da Infraestrutura lançou no último dia 09, um hotsite destinado a esclarecer dúvidas da população sobre o programa de incentivo à cabotagem, conhecido como BR do Mar.

O hotsite reúne informações sobre os principais eixos do programa e os benefícios para o país, que vão desde o barateamento dos custos de transporte de cargas entre portos brasileiros ao desenvolvimento da indústria naval.

Com um simples clique o cidadão pode acessar informações que vão desde "o que é cabotagem", vídeos informativos sobre o programa e sua assinatura, a íntegra do Projeto de Lei 4199/2020, além de informativos, entrevistas sobre o tema e uma nota técnica com todo o aparato legal, cenário internacional e a história da cabotagem no Brasil.

“Há grande demanda por informação sobre esse importante programa que visa contribuir com a mudança da matriz de transportes do país. E o Ministério da Infra Estrutura busca a máxima transparência para mostrar o racional que está por trás da proposta. O hotsite contribuirá com essa finalidade”.

Diogo Piloni
Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

O Projeto de Lei 4199/2020, que cria o programa de incentivo à cabotagem, tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados. A ideia é aumentar a oferta e qualidade deste tipo de transporte no país, que consiste na navegação entre portos da mesma costa de um país.

É um modo de transporte seguro, eficiente e de baixo custo. E, embora o Brasil seja um país continental, com quase 8 mil km de costa, a movimentação de carga nacional por este modal representa apenas 11% de participação da matriz logística do país. Assim, o objetivo é transformar a extensa costa brasileira em uma grande avenida.

Com o impulsionamento da navegação por cabotagem, será possível ampliar o volume de contêineres transportados por ano, saindo de 1,2 milhão em 2019, para 2 milhões em 2022. A iniciativa também permitirá ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as que operam no petróleo e derivados.

Agora que você já sabe o que é a cabotagem e descobriu diversos detalhes sobre este programa de incentivo lançado pelo Governo, que tal conhecer um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), capaz de gerenciar toda complexidade que essa modalidade precisa?

A Signa com o TMS e-cargo faz isso há mais de 15 anos, ou seja, trata todas essas questões com naturalidade, devido a sua vasta experiência neste assunto, e além disso tem a honra de atender as três principais empresas deste ramo com a sua solução multimodal para gestão de transportes.

No vídeo abaixo você vai conhecer outras dicas sobre o tema de hoje.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

 

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

12