Por que as últimas manifestações são tão importantes?

Foto do autor do post Signa

por

Signa

09 de jun de 2020

· 6 min de leitura

· 6 min de leitura

black lives matter
vidas negras importam
protestos
racismo
Foto do post Por que as últimas manifestações são tão importantes?

Em pleno século 21, ano de 2020, onde as pessoas achavam que teríamos carros voadores, um mundo totalmente tecnológico, entre outras regalias na vida, o que estamos vendo e vivendo? Manifestações contra o racismo.

Protestos antiracismo nos Estados Unidos
Foto: Gerry Lauzon

Creio que todo mundo tenha visto pelo menos alguma matéria, post, foto ou vídeo sobre o incidente que aconteceu no Estados Unidos, que gerou uma grande revolta e uma manifestação enorme contra o racismo. Se você não está entendendo direito ou está achando que a dimensão do problema está sendo levado muito a sério, vamos a isso: quantas vezes ou por qual dessas simples situações no seu dia a dia você já teve receio alguma vez:

  • Adentrar alguma loja e os vendedores ou segurança olharem para você e passarem a te seguir?
  • Ao adentrar uma loja a primeira coisa que você fez foi fechar as suas sacolas, bolsa ou mochila?
  • Quantas vezes ao entrar em algum lugar você já vai no caixa perguntar se é necessário lacrar ou deixar suas coisas no guarda volume?
  • Quantas vezes você deixou de atender o seu celular, que estava dentro da bolsa ou mochila, com receio de abrir a mesma e acharem que você está furtando alguma coisa?
  • Quantas vezes você ficou com receio de ir para algum lugar e as pessoas ficarem te olhando torto?
  • Quantas vezes você ficou com receio de conhecer pessoas novas como os amigos dos seus amigos?
  • Quantas vezes o seu receio foi aumentando enquanto você está a caminho de conhecer a família da sua nova companhia amorosa?
  • Quantas vezes você já ouviu que você não deveria se vestir dessa forma ou curtir um estilo musical, por que para o seu tom de pele é feio?
  • Quantas vezes você ouviu que você não podia fazer isso ou aquilo devido ao seu tom de pele?
  • Quantas vezes você já ouviu algum comentário maldoso sobre o seu cabelo?

E tudo isso por que você é negro. Olha quantas situações simples do nosso dia a dia as pessoas negras têm receio e pensam muito na hora de agir, simplesmente por conta do tom da pele.

Essas manifestações não começaram agora ou há 5, 10, 15 anos atrás, começaram há muito tempo, porém agora com o uso da tecnologia o racismo ficou mais evidente, pois qualquer pessoa, ao presenciar alguma cena, consegue gravar, tirar foto e depois expor o caso na Internet, onde ele é compartilhado nas redes sociais e mais pessoas acabam vendo a situação, aumentando assim a repercussão do caso e começando a culpar e punir os acusados.

Protestos antiracismo nos Estados Unidos
Foto: Lorie Shaull

E essa situação de racismo e discriminação infelizmente não ocorre somente nos Estados Unidos, aqui no Brasil tivemos inúmeros casos de inocentes, crianças, adolescentes, mulheres e homens inocentes sendo mortos apenas por serem negros e a grande maioria mora em favela, então o preconceito é em dobro: 'preto e favelado'.

Índice de homicídios - IPEA

São Paulo. Foto: Paulo Pinto
São Paulo. Foto: Paulo Pinto

As pessoas estão exigindo o mínimo que todo ser humano precisa ter, que é o respeito e melhoria na vida dos negros. Quando falamos de racismos não estamos somente falando sobre a discriminação pelo tom de pele, mas também sobre as oportunidades de trabalho e na educação que a pessoa negra tem menos oportunidade do que uma pessoa branca. Se pararmos para analisar, quantas pessoas negras você conhece que tem um trabalho bem remunerado ou um trabalho diferente dos 'normais' (como empregada, segurança, motorista de ônibus, ajudante em geral entre outros. Não estou discriminando nem menosprezando nenhum trabalho, todo trabalho é digno) ou está cursando uma faculdade? Aposto que você consegue contar nos dedos essa quantidade. Eu não passei por nenhuma dessas situações e tenho muito a agradecer, pois consegui me formar em uma universidade pública (Fatec) e em nenhum dos meus empregos eu ganhava um salário inferior à minha função por ser negra.

Apenas 34% dos estudantes do ensino superior são negros
Apenas 34% dos estudantes do ensino superior são negros

E como uma pessoa negra vivendo no Brasil, fiquei impressionada pela quantidade de pessoas que eu vi nessas últimas semanas apoiando as manifestações e me senti muito feliz em ver isso, pois finalmente as pessoas estão enxergando o que passamos e vivendo, que não é um simples 'mimimi' da nossa parte como muitos falavam. Ao ver esse apoio consegui visualizar que as pessoas estão respeitando, consumindo conteúdos e apoiando os negros em seus trabalhos e o quanto isso faz diferença para nós. E eu realmente espero que quem apoiou a manifestação tenha feito realmente por sentir isso e não somente para estar na moda. Então peço a vocês: continuem de verdade apoiando a humanização dos negros para acabarmos de vez com o racismo.

Racismo não!

E deixo uma indicação de um clipe que resume bem a situação recente do mundo: Childish Gambino - This is America, no vídeo podemos visualizar duas situações que foram baseadas em fatos reais, mas não vou dar spoiler, vou deixar vocês assistirem. O clipe é de 2018, mas ainda é tão atual, tem menos de 5:00, vale a pena assistir.

Outra indicação é a série 'Olhos que condenam', da Netflix, é uma série pesada mas que fala muito sobre injustiça, seletividade penal e racismo. E mais uma vez gente, vamos acabar de vez com o racismo.

 

Capa: Fibonacci Blue

 

Jéssica Martinho

Analista de suporte e qualidade, tecnóloga fatecana, amante de gatos e tecnologia. Gótica nas horas vagas. May The force be with you.

Conheça nossos eBooks

 

303

Ultimos comentários

Mateus Machado

Excelente, Jéssica. Obrigado.

Tiago Costa

Parabéns Jéssica. Parabéns Signa por abrir o espaço

Denise Tucciarelli

Sensacional, Jéssica!

Exibir mais comentários