Operador Logístico atuando na Gestão do Transporte

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

01 de mar de 2024

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
tms
transporte
operadores
gestao
Foto do post Operador Logístico atuando na Gestão do Transporte

O operador logístico é uma empresa que atua na terceirização de serviços logísticos. Assim, elas são focadas em oferecer serviços logísticos ou de gestão para outros negócios e, eventualmente, podem fornecer mão-de-obra especializada para a realização de atividades ligadas à área de logística.

Com a especialização crescente e o aumento da concorrência, as grandes empresas passaram a notar que não era vantajoso realizarem sozinhas algumas tarefas da área de logística, como o controle de estoque e o gerenciamento do transporte.

No início, as atividades do operador logístico eram realizadas basicamente por transportadoras que passaram a se adaptar a essa nova demanda do mercado. Até que começaram a surgir as primeiras empresas realmente especializadas no setor.

É o operador logístico responsável em prover os recursos que outorga as atividades logísticas de forma eficiente, como a gestão de transporte, o armazenamento das mercadorias/produtos e o controle de estoque.

São muitos os benefícios da terceirização de serviços e, por essa razão, o setor vem se expandindo e cativando os mais adeptos.

Acesso a novas tecnologias

Redução de custos operacionais

Maior foco no objetivo do negócio

Não precisar se preocupar com atribuições distintas que não sejam relativas à sua principal função é uma prerrogativa que merece ser ressaltada. Portanto, ao terceirizar serviços logísticos, é possível entregar à contratada toda a responsabilidade dos processos e serviços. Com isso, restará mais tempo para focar em seu core business, e isso proporcionará à empresa mais chances de inovação e ampliação dos negócios.

Tomemos como exemplo uma transportadora. Quando ela introduz um sistema de gestão em seus processos, é provável que não tenha mais preocupação com a parte burocrática e o impasse de executar diversos relatórios, planilhas e controles manuais. Como consequência disso, terá uma maior possibilidade de competir e ganhar mercado.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0

Ultimos comentários

Agnelo França de Araújo

A Logística sempre será um aprendizado!