0
Quando estamos tratando de assuntos relacionados ao segmento de transporte de cargas podemos ressaltar que é fundamental o cumprimento de algumas normas fiscais. Se uma transportadora realiza a emissão do Manifesto Eletrônico (MDFe), utilizando um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), com certeza vai ouvir falar dessa outra sigla: o DAMDFe.
A sigla DAMDFe trata-se de uma abreviação para Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, ou seja, uma representação gráfica / impressa, contendo um resumo do MDFe. Estamos falando do documento que acompanhará o transporte da carga, permitindo o acesso ao arquivo do MDFe pela Fiscalização de Mercadorias em Trânsito.
O processo de verificação das mercadorias transportadas é muito mais rápido com o DAMDFe, pois, como ele funciona como uma versão impressa e ligada diretamente ao MDFe, a comprovação de dados é muito mais dinâmica e os dados para certificação do manifesto se reúnem na hora da comprovação das mercadorias.
Semelhante ao DACTe, o documento auxiliar do MDFe geralmente também é emitido diretamente pela plataforma emissora do manifesto. Isso significa que você não precisa contratar ou utilizar sistemas terceirizados ao seu MDFe para realizar a emissão do DAMDFe.
Uma dica, é que dependendo da quantidade de documentos que você emite, o ideal é utilizar um sistema que ofereça a possibilidade de impressão em lote do DAMDFe, evitando assim o desperdício de tempo, tendo que imprimir um a um.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
0