Frota Própria ou Terceirizada, como escolher?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

03 de fev de 2023

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

frota
terceirizada
transporte
logistica
tms
Foto do post Frota Própria ou Terceirizada, como escolher?

Vale mais a pena manter uma frota própria ou terceirizar esse tipo de serviço? Essa pergunta é muito recorrente entre os gestores de logística, uma vez que existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas e tudo depende da necessidade da empresa.

Se o objetivo é manter uma estrutura enxuta, custos reduzidos e uma carga menor de controles, análises e planejamentos, a frota terceirizada é a melhor opção, uma vez que essas responsabilidades são da empresa terceirizada.

Com isso, a gestão volta o foco para o core business, se concentrando nas atividades que realmente geram receita para o negócio. Essa é uma forma de fazer com que seu empreendimento ganhe vantagens competitivas e saia na frente dos seus concorrentes.

Porém, se a necessidade é manter um controle maior, com mais autonomia e um processo de tomada de decisão mais simplificado, a melhor alternativa é manter uma frota própria. Afinal, ela permite que decisões como compra de novos veículos, planejamento de manutenções e gestão de custos fiquem totalmente nas mãos do gestor.

Frota Própria ou Terceirizada, como escolher?

A escolha de terceirizar ou não a gestão de frotas depende muito das estratégias empresariais e de quais são os principais objetivos almejados com ela.

Ao analisar a melhor decisão, vale listar o que se pretende e quais são as vantagens e desvantagens que cada gestão proporciona, fazendo assim uma escolha mais assertiva. Analise minuciosamente as necessidades de sua empresa, seu modelo de gestão, sua estrutura de custos, as singularidades de sua operação, seu modelo de negócios, mas, essencialmente, considere as necessidades do seu cliente.

Para conhecer mais detalhes sobre o tema de hoje, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

2