Conheça as diferenças entre transportadoras e agenciadores de frete

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

14 de set de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

tms
logistica
agenciador
frete
transportes
Foto do post Conheça as diferenças entre transportadoras e agenciadores de frete

Ao longo do desenvolvimento da área de logística, diversas soluções, ferramentas e metodologias foram criadas para superar os desafios. Por meio delas, cria-se novos serviços, processos aprimorados e, assim, é possível reduzir os custos, aumentar a eficiência e otimizar os resultados. Um desses recursos é o agenciamento de cargas na logística, que pode ser muito vantajoso para os envolvidos, mas que ainda gera bastante dúvida sobre como funciona.

Agenciador de Frete

Trata-se de um profissional que há muito tempo é conhecido no meio de transporte de cargas, principalmente por carreteiros e motoristas particulares. De uma forma até simplista, o agenciador trabalha para intermediar o contato entre caminhoneiros e fretes disponíveis.

A negociação com agenciadores de frete tem as suas vantagens. Principalmente para pequenas empresas de transporte que têm veículos, mas não têm demanda, para pequenas cooperativas de transportes e também em casos que exista a dificuldade em se conseguir um veículo para uma carga urgente.

Transportadora

Uma transportadora é um estabelecimento comercial que trabalha por meios de contrato para transportar cargas por diferentes modais de transporte. Basicamente, a transportadora leva a carga de um ponto A para um ponto B. Além disso, toda responsabilidade referente a carga durante o procedimento fica sob a responsabilidade dela, incluindo a emissão do “Conhecimento de Transporte Eletrônico”, um documento essencial para realizar o transporte de carga rodoviária perante aos órgãos de fiscalização.

Não só a emissão de documentos como acabamos de mencionar, mas todo o gerenciamento da operação, desde a criação de acordos comerciais, passando pela parte operacional, faturamento, entre outros, podem ser registrados e controlados eletronicamente por meio de um Sistema de Gerenciamento de Transportes.

A Signa, com o TMS e-cargo tem o sistema ideal para essas transportadoras que pretendem se beneficiar do uso da tecnologia, integrando diversos módulos e gerenciando toda a operação do início ao fim.

No vídeo abaixo conheça mais detalhes sobre o tema de hoje.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

1