159
O mercado atual exige das empresas a excelência em todos os setores, inclusive no que diz respeito à gestão logística. Por isso, empresários e gestores devem reconhecer a importância do planejamento logístico e garantir a implementação de ações capazes de garantir bons resultados a curto, médio e longo prazo.
Essa metodologia é um ponto-chave do controle de todas as operações envolvidas no processo logístico. Sem ela, de nada adiantaria ter preços competitivos ou boas campanhas de marketing, pois a entrega do produto ao cliente seria falha.
O planejamento logístico serve para identificar quais são as variáveis dentro da sua transportadora, que afetam as suas atividades de transporte e armazenamento. Aliás, não é só necessário descobrir o que afeta as suas atividades, mas também como afeta, quais são as consequências disso e, claro, quem é responsável por isto.
Para realizar essa tarefa, é primordial fazer uma cronologia de todas as etapas envolvidas na entrega da mercadoria, desde o contato inicial com o cliente até o produto chegar à sua porta, desenhando o fluxo de todos esses movimentos e setores envolvidos.
Uma vez compreendidas as variáveis que afetam as suas operações, então chega a hora de pensar em maneiras de controlá-las para otimizar o seu trabalho. O objetivo do planejamento logístico nessa etapa é possibilitar a criação de novos processos de trabalho para auxiliar na redução de custos e no aumento de produtividade na sua transportadora.
A tecnologia é uma parte fundamental do planejamento logístico. Existem, por exemplo, Sistemas de Gerenciamento de Transporte, como um TMS, que além de disponibilizar diversas funcionalidades, possibilita a integração de setores, automatiza operações e garante a eficiência na comunicação, além de aumentar a segurança e a confiabilidade das informações. Isso significa aumento da produtividade e minimização de custos em toda a cadeia logística.
Quanto a isso vou deixar uma dica pra vocês, nosso TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é uma solução totalmente integrada entre seus módulos, com navegação em ambiente web, multi browser e desenhada para atender o setor dinâmico do transporte e da logística, encurtando assim a distância entre as filiais e postos avançados da sua empresa.
No vídeo abaixo conheça mais detalhes sobre o tema de hoje.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
159
Ultimos comentários
Muito bom...
Muito bom!
Consultor