O uso da tecnologia no segmento de transportes

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

05 de abr de 2023

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

tecnologia
tms
logistica
transportes
novidades
Foto do post O uso da tecnologia no segmento de transportes

A tecnologia tem se transformado em uma grande aliada das empresas contemporâneas. Dificilmente encontramos um negócio que não desfrute dos benefícios de algum recurso, e essa é uma realidade que se estende a todos os segmentos do mercado.

Quando falamos em logística, esse é um ponto que merece ainda mais destaque. Como há sempre uma busca muito intensa por qualidade e eficiência dos processos logísticos, o uso de tecnologia é primordial na área.

As ferramentas digitais podem produzir soluções transformadoras para esse ramo: aumento da produtividade, melhoria dos processos e redução de custos são os ganhos principais na garantia de um setor mais ágil, controlado e seguro.

A logística é um dos setores que mais se beneficiam dos avanços tecnológicos. Aliás, é interessante observar que a otimização desses processos, em grande parte, se deve à utilização de soluções fornecidas pela tecnologia da informação e pela tecnologia da comunicação.

CONHEÇA O E-CARGO DA SIGNA, A MELHOR SOLUÇÃO EM TMS.

Também conhecido por TMS, estamos falando de um sistema projetado para melhoria da qualidade e produtividade, de todo o processo de distribuição para o segmento de transporte de cargas.

Um TMS atende desde o acordo comercial, isto é, o registro da tabela de preços com clientes e prestadores, a gestão dos prazos, o início do processo, seja ele uma cotação ou uma solicitação de coleta, passando pela emissão dos documentos legalmente exigidos, até a gestão de ocorrências da carga, além da gestão de frota, auditoria de fretes, faturamento, financeiro, medição de performance e outras funcionalidades.

Em resumo, um TMS é uma ferramenta fundamental para ajudar as empresas a gerenciar de forma eficaz e eficiente seus processos de transporte e logística, desde a gestão de pedidos até a entrega final.

Podemos assim concluir que as empresas de transporte mais antenadas e preocupadas em modernizar a aperfeiçoar os processos logísticos de entregas de cargas devem ter a tecnologia como aliada.

Portanto, antes de contratar uma empresa do ramo, procure avaliar o nível de investimentos em tecnologia feito por ela. Afinal, isso assegura que seus clientes sempre tenham suas demandas e expectativas atendidas.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

11