Como obter um alto desempenho e bons resultados na logística?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

09 de fev de 2024

· 4 min de leitura

· 4 min de leitura

desempenho
tecnologia
inovacao
logistica
resultados
Foto do post Como obter um alto desempenho e bons resultados na logística?

Devido à grande evolução das operações logísticas nos últimos anos, o mercado percebeu sua importância e valor estratégico, tanto que muitas empresas passaram a encarar os processos da cadeia de suprimentos como seu core business. 

Com a tecnologia e a internet, a multiplicação de negócios e e-commerces, clientes mais informados e exigentes, além da constante necessidade de enxugar custos e amenizar perdas e falhas, cada vez mais as instituições investem em inovação para logística e entendem que ela precisa operar com o máximo de qualidade e eficiência. 

Adotar práticas que realmente agreguem valor e tragam competitividade é o grande desafio dos gestores neste segmento e algumas dicas farão toda a diferença neste processo.

A cadeia de suprimentos é composta de muitas operações complexas, portanto, a estruturação das atividades e o estabelecimento de etapas mais organizadas e claras fazem toda a diferença para atingir uma alta performance.  

Ter operações planejadas em logística, nas quais se sabe exatamente o que deve ser feito em cada situação, é essencial. Dessa forma, os gestores têm a segurança de que tudo funciona adequadamente e de que as atividades seguem em fluxo contínuo. 

Do mesmo jeito, processos alinhados contribuem para que a empresa cumpra prazos e tudo que foi prometido e informado para o cliente. Ademais, a organização das etapas promove a identificação de erros e redução de custos, uma vez que os recursos são aproveitados de uma melhor forma, e atividades repetitivas e desnecessárias são suprimidas. 

Modernize a gestão 

Para operar em alta performance, a gestão da logística necessita ter mais controle de todos os processos, informações e etapas a fim de tomar decisões mais rápidas e consistentes. Nesse quesito, a tecnologia pode ser uma aliada na forma de um sistema especializado para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

Com a ajuda de uma solução digital, os gestores terão mais visibilidade e poderão atender com mais precisão e agilidade as diferentes demandas, obtendo resultados mais expressivos para o negócio. 

Treine sua equipe 

Investir em treinamento e capacitação para sua equipe é um dos itens que mais colaboram para a alta performance em logística. Afinal, as pessoas são o maior ativo das empresas. 

Enquanto tecnologias contribuem para otimizar processos do dia a dia, nada substitui o talento e a criatividade humana. Contar com colaboradores motivados que entregam um serviço de qualidade faz toda a diferença nas operações. 

Assim, aposte na capacidade dos seus funcionários, realize treinamentos para assegurar que todos possuem um domínio superior de suas atribuições e surpreenda-se com os resultados. 

Gestão Modernizada 

Para operar em alta performance, a gestão da logística necessita ter mais controle de todos os processos, informações e etapas a fim de tomar decisões mais rápidas e consistentes. Com ajuda de uma solução digital, os gestores terão mais visibilidade e poderão atender com mais precisão e agilidade as diferentes demandas, obtendo resultados mais expressivos para o negócio. 

Monitore resultados com os indicadores certos 

Como saber se os resultados de uma empresa estão superando expectativas e que ela atingiu a alta performance? Ter metas claras e acompanhar o desenvolvimento de um negócio de perto é fundamental. 

Para isso, o caminho ideal é definir e monitorar os indicadores de desempenho adequados que forneçam dados concretos e bases precisas para tomadas de decisão mais acertadas e insights que permitam um entendimento aprimorado do negócio, do mercado e de tendências. 

Acompanhar os indicadores certos é essencial para se saber exatamente o que deve ser melhorado e como se planejar para alcançar esse objetivo. 

Estimular uma cultura corporativa com base na inovação, boas práticas, capacitação e foco na melhoria contínua parece ser uma tarefa desafiadora, porém é um passo imprescindível para obter um alto desempenho e bons resultados na logística. No fim, os resultados mostrarão que todo o investimento e os esforços valeram a pena, então lembre-se disso. 

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

3

Ultimos comentários

Reinaldo Braz Filho

OTIMA EMPRESA GOSTARIA DE UMA OPORTUNIDADE