Características de um WMS e suas diferenças para um TMS

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

23 de nov de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

wms
tms
transporte
armazem
logistica
Foto do post Características de um WMS e suas diferenças para um TMS

É muito comum uma dúvida quando falamos de TMS e WMS: Qual a diferença entre eles?

Pois bem, isso é muito simples de explicar.

Estamos falando de dois sistemas / softwares, que atuam de forma diferente em uma logística.

O WMS é a sigla abreviada do inglês Warehouse Management System e que traduzindo para o português possui o seguinte significado - Sistema de Gerenciamento de Armazéns.

Esse tipo de sistema automatiza os processos de recebimento, armazenagem e expedição que são geridos dentro de um armazém.

Para saber se a sua empresa precisa implantar um WMS indicamos esse ótimo artigo que fala com detalhes sobre este assunto. Você sabe se a sua empresa precisa implantar um WMS?

E se você deseja outras informações sobre um especialista em logística de armazém, sugerimos que acesse essa página da ZION LOGTEC.

Agora falando de TMS, trata-se da sigla abreviada do inglês Transportation Management System e que traduzindo para o português possui o seguinte significado - Sistema de Gerenciamento de Transporte.

Esse tipo de sistema garante o controle total das operações de transporte e que vão desde a expedição até a entrega ao cliente.

Apesar de existir a possibilidade de integração entre esses dois tipos de sistema, enquanto um WMS está centralizado no gerenciamento e gestão, avaliação da estocagem e controle de localização de itens armazenados, o TMS refere-se exclusivamente à gestão de transporte, ou seja, envolve emissão de documentos legais, gestão de manutenção de frota, cálculos automáticos de fretes e gestão de despacho.

Enfim, são várias peculiaridades que envolvem os dois sistemas, mas podem sim ser utilizados de modo integrado em benefício da logística, para garantir assim resultados cada vez mais aprimorados.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.   

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

0

Ultimos comentários

Claudio Manoel Silva

Procuro WMS e TMS.

Denise

Claudio, por favor, envie seus dados no email comercial@signainfo.com.br ,para entramos em contato com você.

Denise Tucciarelli

Claudio, por favor, envie seus dados no email comercial@signainfo.com.br ,para entramos em contato com você.