As diferenças na logística entre Transporte Multimodal e Intermodal

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

25 de nov de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
transporte
multimodal
intermodal
tms
Foto do post As diferenças na logística entre Transporte Multimodal e Intermodal

O setor de logística é muito grande e nele existem várias extensões e conceitos diferentes. Um dos conceitos importantes e que todos aqueles que trabalham na área precisam conhecer é a diferença entre transporte multimodal e transporte intermodal.

Muitas vezes é necessário usar mais de um meio de transporte para o envio de cargas à longa distância e isso exige todo um processo de logística mais assertivo.

Os termos multimodal e intermodal estão ligados entre si por se tratarem de operações que usam diferentes modais de transporte para cargas.

Podemos resumir que tanto para opção multimodal como para intermodal serão utilizados mais de um meio para o transporte da carga. E que, embora usem meios iguais, apresentam diferenças como:

No multimodal existe um único documento para toda a operação e há um operador que é responsável por toda ação. Além disso, o CTMC é válido como documento fiscal durante todo o processo: desde a coleta até a entrega efetiva ao cliente final.

Já no intermodal sempre que a carga sair de um caminhão e precisar utilizar um outro modal, há necessidade de um novo contrato para essa operação. A responsabilidade é dividida entre todos os envolvidos em cada etapa.

Decidir qual é a melhor opção entre multimodal e intermodal

depende de uma análise criteriosa de detalhes, como praticidade,

prazo para entrega, condições climáticas, geográficas e etc.

Tudo isso deve ser cuidadosamente avaliado antes da escolha.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0