As 20 melhores sacadas ouvidas no RD Summit 2019

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Henri Coelho

12 de nov de 2019

· 7 min de leitura

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melhores sacadas
RD Summit
marketing digital
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Este é o maior evento de marketing direto da América Latina. Reuniu 12 mil pessoas em Florianópolis. E rendeu boas sacadas, nas diversas palestras assistidas.

Abaixo as 20 frases que escolhi destacar, dentre as tantas que ouvi, e 3 imagens pra nos divertir.

Cultura nas empresas

  • 1. Sandro Magaldi - Transforme a Cultura do seu negócio ou morra.
    As fábricas de canudos plásticos cresciam 2 dígitos por ano, porém não perceberam as transformações, negligenciando-as. Uma foto tirada de uma Tartaruga Marinha com um canudo no Nariz acabou precipitando todo um movimento que está acabando com esta indústria. Qual é a tartaruga com canudo plástico do seu negócio?
  • 2. Gustavo Caetano - Pense simples - CEO da Sambatech
    Glóbulos brancos combatem as ameaças ao corpo humano. Nas empresas, há glóbulos brancos que combatem a inovação. São os departamentos de RH, Financeiro e Jurídico.
  • 3. Sujan Patel - Growth Playbook
    Faça da fraqueza de seus competidores a sua força. Se eles têm deficiência em serviços ao cliente, faça seus serviços serem nota 10.
  • 4. Sandro Magaldi - Transforme a Cultura do seu negócio ou morra.
    Empresas não estão morrendo por fazer coisas novas, mas por fazer a mesma coisa, corretamente, durante muito tempo. A melhoria apenas incremental, e não mais profunda, pode matar o seu negócio.

Pra quem gosta de estatísticas

  • 5. Camila Junqueira - Endeavor - Objetivo: Transformar o Brasil em uma nação empreendedora.
    Menos de 1% das empresas crescem mais de 20% ao ano por 3 anos consecutivos, mas são responsáveis por 70% dos novos empregos.
  • 6. Bárbara Bono - a era creator chega pra todos - Grupo Jeep Fiat Chrysler
    No ano que vem teremos 50% da população com acesso à internet no mundo. É mais gente com acesso à internet do que gente que tem esgoto.
  • 7. Eduardo Fonseca - jornada do cliente 2.0 - Cofundador da Diwe
    Se a primeira experiência do cliente for ruim, 89% dos clientes pessoa física não voltam a comprar. No caso de pessoa jurídica, 66% não compram mais. Experiência do cliente ocorre em cada interação do cliente com produtos ou serviços da empresa. Cliente satisfeito custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente.
  • 8. Will Reynolds - SEER Interactive
    Nunca aceite as melhores práticas, seu negócio é único.
    Algumas estatísticas indicaram que 50% das buscas serão por voz em 2020. Em 6 semanas o mercado vai mudar tanto assim? Cuidado com as estatísticas enganosas que lhe são mostradas.
  • 9. Maryana Hradovich - Semrush
    Novo paradigma, novos contextos. A taxa de erro de reconhecimento de voz do Google era de 23% em 2013, hoje é de 4,9% em 2019, por conta do uso de IA. 31% dos usuários de smartphone fazem pesquisa por voz pelo menos 1 vez por semana. A adoção da pesquisa por voz é mais rápida do que qualquer outra adoção na indústria, considerando adoção de rádio, TV, internet e smartphones.
  • 10. Eric Santos - Fundador e CEO da RD
    44% dos palestrantes do RD Summit são mulheres em 2019, contra pouquíssimas em 2013, que foi o primeiro evento.

Marketing Digital

  • 11. Luis Piovesana - Account Based Marketing (ABM)
    Pra desenhar o Perfil de Cliente Ideal (ICP), devem ser analisadas as vendas ganhas, e também as perdidas, os melhores clientes, que dão mais resultado e que permanecem no longo prazo com a empresa, mas também os piores clientes. E essencialmente deve ser feita baseada em conversas com clientes, não conversando com alguém da própria empresa.
  • 12. April Dunford - autora do livro Obviously Awesome
    Exemplo de posicionamento errado: uma empresa tentava vender uma nova ferramenta para advogados como se fosse um novo e-mail, e enxergava como concorrentes os clientes de e-mail mais famosos. Ao verificar as funcionalidades da ferramenta foi reposicionada como um aplicativo de time de trabalho, alavancando as vendas.
  • 13. Beatriz Guaresi - Bits to Brands - O poder do e-mail
    Trate o envio de Newsletter por e-mail como se fosse uma visita a uma sala de estar da casa de alguma pessoa: bata na porta pedindo licença pra entrar, não fale só sobre você, não saia vendendo produtos do nada. Conquiste confiança, traga novos temas pra conversa e seja você mesmo.
  • 14. Rafael Rez - Planejamento e gestão de conteúdo na prática
    Para planejar o conteúdo, há várias fases: definir o objetivo da estratégia, usar personas reais e não inventar personas, entender a jornada do consumidor, fazer a produção do conteúdo, determinar os calendários de produção, os canais de distribuição e, finalmente, fazer a medição de resultados. E lembrar sempre: objetivo principal tem que citar o cliente.
  • 15. Steve Wiideman - SEO strategist - Academy of search
    Não engane mecanismos de busca, não use esquema de links, não manipule os sinais de comportamento dos usuários. Para rankear bem no Google precisa seguir o esquema EAT (Especialização, Autoridade e Confiança, na tradução livre do inglês). E evitar YMYL (seu dinheiro ou sua vida, também em tradução livre).

Dicas para as empresas e para a vida

  • 16. Carla Furtado - propósito do trabalho e trabalho com propósito – “Feliciência”. Tempo é o tecido da vida, a única forma de ter experiência na vida. E a vida não tem banco de horas. Uma semana não vivida é tempo de vida jogado fora, que nunca mais será recuperado.
  • 17. Laryssa DAlama - RD - Top 100 CS strategists 2018.
    3 itens importantes: Tenha mentalidade customer first, faça um bom trabalho e tenha em mente que o sucesso do time é o sucesso do cliente.
  • 18. Gustavo Caetano - Pense simples - CEO da Sambatech
    Antes era mais fácil trabalhar com informações que ninguém mais conhecesse. O cenário atual mostra as informações acessíveis a todos, com grande competitividade, num cenário de incertezas e com um mercado cada vez mais dinâmico. As pessoas mudaram, estão mais conectadas, com grupos mais diversos e com mais opções.
  • 19. Aaron Ross - autor de Receita Previsível
    Resumo do caminho para o crescimento: desacelere o ritmo para poder sistematizar, e invista em sistemas. Faça vendas especializadas, adicionando mais regras. Acerte o nicho para o qual quer vender. Use modelos de receita previsíveis, para geração planejada de leads. Abrace os desafios.

E um ótimo exemplo do uso de Inteligência Artificial

  • 20. Roberto Prado - Microsoft - o que vai significar IA para o emprego e a economia
    Querem um exemplo de utilização de IA? A vaca conectada. Foi instalado um pedômetro em cada vaca, para tentar descobrir o momento exato em que ela entra no cio. Isto faz toda a diferença, pois a inseminação somente pode ser feita neste período, que dura de 12 a 18 horas a cada 21 dias.
  • A detecção precisa do cio da vaca permite melhorar em 67% a produção. E como descobrem? Ela começa a andar de forma desenfreada no cio, que inicia normalmente a noite ou na madrugada, e existe o instante correto para fazer a inseminação e há uma chance muito maior de acertar o sexo do animal pelo tempo decorrido de cio ao se fazer a inseminação.

3 imagens legais e divertidas:

  • 1. Roberto Prado - Microsoft - o que vai significar IA para o emprego e a economia
    Exemplo de uma cartinha de criança para o Papai Noel, na época atual
  • 2. Carla Furtado - propósito do trabalho e trabalho com propósito – “Feliciência”.
    Pirâmide de Maslow em nova versão:
  • 3. Roberto Prado - Microsoft - o que vai significar IA para o emprego e a economia
    Sobre o cuidado que devemos ter com nossas promessas:
  • “Promessas são como bebês: fáceis de fazer, difíceis de entregar (parir)”.

 

Henri Coelho

Sou fundador da Signa, casado e pai de um casal de filhos que saíram melhor que a encomenda. Já nasci corinthiano, gosto muito de futebol, vôlei e xadrez, também de matemática. Podem torcer o nariz.

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