0
Devido a constante mudança que o mundo e a sociedade estão expostos, é natural que as empresas tenham que se adaptar a diferentes realidades e assim se manter conectadas com novas demandas.
Se por muito tempo a prioridade das empresas era basicamente o fator econômico, atualmente, muitas organizações passaram a se preocupar mais com questões socioambientais e com o impacto de suas operações na natureza.
A logística, assim como diversos segmentos, possui um grande potencial poluente. Nesse sentido, reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores da cadeia de distribuição.
Financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos. Ao mesmo tempo, ela também demanda o máximo de eficiência operacional. Por conta dos impactos que ela gera no desenvolvimento e nos processos de uma empresa, é possível perceber rapidamente as vantagens que as iniciativas sustentáveis possibilitam.
Práticas ambientalmente responsáveis estão ligadas à redução de desperdícios e resíduos. Além disso, elas promovem iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos.
A sustentabilidade apoia a incorporação de processos mais enxutos e ágeis, que geram menos impacto na cadeia de distribuição. Consequentemente, a empresa, além de enxugar custos, consegue agregar mais valor e qualidade às operações graças às melhorias no processo de produção.
Ao contrário do que se pensa, ações sustentáveis não implicam aumento nas despesas de uma empresa. Longe disso, elas podem ajudar instituições a reduzir gastos.
Iniciativas de responsabilidade ambiental favorecem processos mais econômicos e eficientes, livres de erros, retrabalhos e desperdícios. Todos esses itens geram custos desnecessários. Sem contar que políticas de reaproveitamento e reciclagem promovem a longevidade do uso dos recursos.
Ao mesmo tempo, empresas que já incorporam práticas sustentáveis em seus processos não correm o risco de ter problemas com o governo e sofrer com multas ou embargo na produção por conta de problemas com o meio ambiente.
Práticas sustentáveis contribuem muito para o sucesso em logística, além de fazerem muito bem para a sociedade e para a natureza. Vamos falar sobre algumas dessas idéias.
A logística reversa é uma iniciativa criada para fazer diferença na natureza e na sociedade, uma vez que ela proporciona o reaproveitamento de materiais. Essa prática exige que os fabricantes e consumidores compartilhem a responsabilidade de dar o destino correto aos resíduos de produtos ou serviços.
Uma frota antiga consome mais combustível e ainda emite mais poluentes. Por outro lado, caminhões modernos são produzidos com uma tecnologia capaz de minimizar em até 80% a emissão de gases, além de realizar um gasto otimizado de gasolina e diesel.
O Ministério do Meio Ambiente lidera campanhas para controlar a emissão de gases poluentes e realiza um acompanhamento rígido da fumaça emitida por veículos.
Por isso, a fim de respeitar a legislação e contribuir para a saúde ambiental, é essencial que empresas adotem medidas para monitorar a performance dos seus caminhões, nesse sentido, para evitar problemas e multas.
A tecnologia usada para criação de mapas inteligentes capazes de otimizar rotas de entrega é uma ferramenta que traz grandes benefícios para as empresas. O sistema permite o melhor aproveitamento dos trajetos e a redução do tempo de transporte das mercadorias.
Consequentemente, a instituição consegue fazer entregas mais rápidas, o que aumenta a satisfação dos clientes. Ao mesmo tempo, rotas curtas impactam na redução dos gastos com combustível e na menor emissão de gases poluentes. Dessa maneira, todos saem ganhando.
Atuar de forma sustentável e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população integram a lista de prioridades das empresas do futuro.
Sua empresa tem muito a lucrar se assumir uma posição consciente e fazer sua parte. Portanto, não perca tempo e faça da ligação entre logística e meio ambiente uma meta importante para o seu negócio.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
0