A ligação entre a logística e o meio ambiente

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

19 de jan de 2024

· 4 min de leitura

· 4 min de leitura

ambiente
logistica
sustentabilidade
reciclagem
distribuicao
Foto do post A ligação entre a logística e o meio ambiente

Devido a constante mudança que o mundo e a sociedade estão expostos, é natural que as empresas tenham que se adaptar a diferentes realidades e assim se manter conectadas com novas demandas. 

Se por muito tempo a prioridade das empresas era basicamente o fator econômico, atualmente, muitas organizações passaram a se preocupar mais com questões socioambientais e com o impacto de suas operações na natureza. 

A logística, assim como diversos segmentos, possui um grande potencial poluente. Nesse sentido, reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores da cadeia de distribuição. 

A ligação entre a logística e o meio ambiente 

Financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos. Ao mesmo tempo, ela também demanda o máximo de eficiência operacional. Por conta dos impactos que ela gera no desenvolvimento e nos processos de uma empresa, é possível perceber rapidamente as vantagens que as iniciativas sustentáveis possibilitam. 

Práticas ambientalmente responsáveis estão ligadas à redução de desperdícios e resíduos. Além disso, elas promovem iniciativas de reaproveitamento e economia de tempo e recursos. 

A sustentabilidade apoia a incorporação de processos mais enxutos e ágeis, que geram menos impacto na cadeia de distribuição. Consequentemente, a empresa, além de enxugar custos, consegue agregar mais valor e qualidade às operações graças às melhorias no processo de produção. 

O impacto da sustentabilidade nos custos 

Ao contrário do que se pensa, ações sustentáveis não implicam aumento nas despesas de uma empresa. Longe disso, elas podem ajudar instituições a reduzir gastos. 

Iniciativas de responsabilidade ambiental favorecem processos mais econômicos e eficientes, livres de erros, retrabalhos e desperdícios. Todos esses itens geram custos desnecessários. Sem contar que políticas de reaproveitamento e reciclagem promovem a longevidade do uso dos recursos. 

Ao mesmo tempo, empresas que já incorporam práticas sustentáveis em seus processos não correm o risco de ter problemas com o governo e sofrer com multas ou embargo na produção por conta de problemas com o meio ambiente.

 

Boas idéias para uma logística mais sustentável 

Práticas sustentáveis contribuem muito para o sucesso em logística, além de fazerem muito bem para a sociedade e para a natureza. Vamos falar sobre algumas dessas idéias.

Logística reversa

A logística reversa é uma iniciativa criada para fazer diferença na natureza e na sociedade, uma vez que ela proporciona o reaproveitamento de materiais. Essa prática exige que os fabricantes e consumidores compartilhem a responsabilidade de dar o destino correto aos resíduos de produtos ou serviços.

Modernização da frota

Uma frota antiga consome mais combustível e ainda emite mais poluentes. Por outro lado, caminhões modernos são produzidos com uma tecnologia capaz de minimizar em até 80% a emissão de gases, além de realizar um gasto otimizado de gasolina e diesel.

Controle de emissão de gases poluentes

O Ministério do Meio Ambiente lidera campanhas para controlar a emissão de gases poluentes e realiza um acompanhamento rígido da fumaça emitida por veículos. 

Por isso, a fim de respeitar a legislação e contribuir para a saúde ambiental, é essencial que empresas adotem medidas para monitorar a performance dos seus caminhões, nesse sentido, para evitar problemas e multas.

Otimização das rotas

A tecnologia usada para criação de mapas inteligentes capazes de otimizar rotas de entrega é uma ferramenta que traz grandes benefícios para as empresas. O sistema permite o melhor aproveitamento dos trajetos e a redução do tempo de transporte das mercadorias. 

Consequentemente, a instituição consegue fazer entregas mais rápidas, o que aumenta a satisfação dos clientes. Ao mesmo tempo, rotas curtas impactam na redução dos gastos com combustível e na menor emissão de gases poluentes. Dessa maneira, todos saem ganhando. 

                     Logística reversa                               Modernização da frota

Controle de emissão de gases poluentes               Otimização das rotas

Atuar de forma sustentável e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população integram a lista de prioridades das empresas do futuro. 

Sua empresa tem muito a lucrar se assumir uma posição consciente e fazer sua parte. Portanto, não perca tempo e faça da ligação entre logística e meio ambiente uma meta importante para o seu negócio.                     

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0