A ligação entre a logística e o meio ambiente

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

19 de nov de 2021

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

Foto do post A ligação entre a logística e o meio ambiente

Devido a constante mudança que o mundo e a sociedade estão expostos, é natural que as empresas tenham que se adaptar a diferentes realidades e assim se manter conectadas com novas demandas. Se por muito tempo a prioridade das empresas era basicamente o fator econômico, atualmente, muitas organizações passaram a se preocupar mais com questões socioambientais e com o impacto de suas operações na natureza.

A logística, assim como diversos segmentos, possui um grande potencial poluente. Nesse sentido, reduzir a emissão de ruídos e gases e lidar com o descarte de materiais são alguns dos desafios que precisam ser contornados por gestores da cadeia de distribuição.

A sustentabilidade apoia a incorporação de processos mais enxutos e ágeis, que geram menos impacto na cadeia de distribuição. Consequentemente, a empresa, além de enxugar custos, consegue agregar mais valor e qualidade às operações graças às melhorias no processo de produção.

Ao contrário do que se pensa, ações sustentáveis não implicam aumento nas despesas de uma empresa. Longe disso, elas podem ajudar instituições a reduzir gastos.

Iniciativas de responsabilidade ambiental favorecem processos mais econômicos e eficientes, livres de erros, retrabalhos e desperdícios. Todos esses itens geram custos desnecessários. Sem contar que políticas de reaproveitamento e reciclagem promovem a longevidade do uso dos recursos.

Ao mesmo tempo, empresas que já incorporam práticas sustentáveis em seus processos não correm o risco de ter divergências junto ao governo e sofrer com multas ou embargo na produção por conta de problemas com o meio ambiente.

                        Logística reversa                               Modernização da frota

Controle de emissão de gases poluentes               Otimização das rotas

Atuar de forma sustentável e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população integram a lista de prioridades das empresas do futuro. Sua empresa tem muito a lucrar se assumir uma posição consciente e fazer sua parte. Portanto, não perca tempo e faça da ligação entre logística e meio ambiente uma meta importante para o seu negócio.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

0