A influência do GRIS no custo do transporte de carga

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

18 de jun de 2022

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

gris
transporte
carga
logistica
tms
Foto do post A influência do GRIS no custo do transporte de carga

Os riscos envolvidos no transporte de cargas são inúmeros e estão relacionados, sobretudo, à insegurança e aos altos índices de roubo de carga no país. Por essa razão, o GRIS é uma sigla fundamental no setor de transportes.

O gerenciamento de riscos é uma importante ferramenta de prevenção e de redução de danos nas operações de transporte. Sendo assim, ele é, inclusive, uma das condições de algumas seguradoras para contratação de seguros de carga, portanto, representa uma das taxas que precisam ser embutidas no valor do frete.

O GRIS é usado para que as empresas (tanto o embarcador quanto o transportador) tenham maior garantia de que as cargas serão transportadas em segurança ou que, caso haja qualquer ocorrência no caminho, o prejuízo possa ser evitado por ambas as partes.

Estar por dentro de todas as variáveis que influenciam o cálculo do GRIS e realizar o acompanhamento internamente são medidas cruciais para saber negociar o valor do frete.

Se sua empresa precisa de uma visão clara e detalhada para variações de tabelas de fretes, outra estratégia recomendada é a utilização de um TMS Sistema de Gerenciamento de Transporte, que concentra dados completos de diversas transportadoras em um só lugar, permitindo que você realize cálculos e comparações de fretes e identifique oportunidades de otimização de forma rápida e inteligente.

Tenha sempre em mente que o processo de logística de transportes envolve uma complexidade muito grande na sua gestão, por isso, aposte sempre na simplificação do processo. Por mais que o cálculo do GRIS possa parecer complicado ou gerar controvérsias, compreender o negócio faz toda a diferença para propor um valor efetivo.

Entender o que é GRIS e quais são as variáveis que influenciam o seu cálculo é importante para ter um gerenciamento eficiente do seu negócio e saber quais são os valores destinados para cada despesa. Além disso, quando você o compreende, fica muito mais fácil explicar para os clientes o porquê da cobrança e qual a sua importância para o transporte de cargas.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0