Você sabe o que significa CIOT?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

16 de jul de 2021

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

Foto do post Você sabe o que significa CIOT?

A sigla CIOT significa uma abreviação para Código Identificador da Operação de Transportes, trata-se de um código numérico, obtido por meio do cadastramento da operação de transporte no sistema eletrônico da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que possibilita que o contratante legalize o serviço de frete.

Sua função é regulamentar o pagamento do valor do frete referente à prestação dos serviços de transporte rodoviário de cargas.

Pode-se dizer que o CIOT funciona como um selo de qualidade do pagamento de frete, na função de um contrato de trabalho entre a empresa e o caminhoneiro, para cada viagem contratada.

Como emitir o CIOT?

Existem algumas possibilidades para emissão, e uma delas consiste na geração do CIOT por meio de integração, entre um Sistema de Gerenciamento de Transportes - (TMS) da empresa e a Administradora de Meio Eletrônico de Pagamento de Frete.

Assim a geração do CIOT se dá de forma automática e com essa opção o valor do frete é depositado no Cartão Frete, PEF (Pagamento Eletrônico de Frete), que é a forma da transportadora centralizar os pagamentos para o motorista. É um cartão físico, que o motorista pode usar para abastecer e resgatar o valor do serviço.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

0