1
Quando falamos de logística e transporte de cargas, alguns termos fazem parte da rotina dos profissionais e empresas que atuam nesse segmento, um deles é conhecido pelo nome de Carga Fracionada.
Essa modalidade de transporte é utilizada para o envio de pequenas quantidades de mercadorias, que não ocupam a capacidade total de espaço no veículo selecionado para o transporte.
Com este modelo é possível agrupar diversos tipos de mercadoria em um único meio de transporte e o embarcador paga somente pelo espaço do veículo ocupado pela sua remessa.
Quando se pensa em transporte de carga, muitos acreditam que tudo não passa de simplesmente carregar um caminhão, ou qualquer outro tipo de veículo, com um ou vários produtos, e este sair rumo a um destino pré-determinado.
Mas existem inúmeros fatores analisados para que essa movimentação aconteça, assim como existem várias estratégias por trás do serviço pesado e braçal de basicamente transportar uma carga.
Porém, esses dois fatores não se limitam a influenciar apenas nas decisões de quem contrata o serviço, mas também de quem fornece a movimentação do produto.
Empresas de logística do mundo todo, atendendo o segmento de mercado que for, implantam inúmeras fórmulas para que sua entrega tenha o menor custo tanto para o cliente como para a empresa que o faz, e com o menor prazo de entrega.
Para que todo esse processo seja otimizado, o transporte é dividido em duas modalidades: carga fracionada e carga fechada, essa segunda também atende pelo nome de carga lotação e carga dedicada. Bom, como todo tipo de transporte de carga, tanto a modalidade de carga fracionada como a modalidade de carga fechada possuem vantagens e desvantagens, por isso é muito importante que elas sejam bem analisadas antes da contratação, neste conteúdo vamos focar na carga fracionada.
A carga fracionada é uma pequena remessa de produtos enviada para transporte, mas que não chega a ocupar um caminhão inteiro. Neste formato, diferentes empresas compartilham o mesmo veículo em uma mesma viagem.
As embarcadoras pagarão somente pelo espaço ocupado no caminhão, reduzindo o investimento necessário para o transporte. Gastos com combustível e pedágios, por exemplo, são divididos entre todas as empresas que enviaram seus produtos.
Este é uma modalidade muito utilizada por inúmeras empresas que preferem enviar seus pedidos juntamente com outros produtos semelhantes e que irão para o mesmo destino ou regiões próximas, facilitando o transporte e também diminuindo os gastos, principalmente empresas que ainda não tem uma alta demanda para lotar um veículo.
A carga fracionada é uma importante ferramenta para as empresas que desejam expandir os seus negócios. Porém, para se ter uma estratégia vantajosa, é preciso analisar bem antes de fechar negócio com uma transportadora.
Para saber outras dicas sobre este assunto não deixe de assistir o vídeo a seguir e se tiver alguma dúvida ou sugestão, contamos com seu contato pelo e-mail tomaz@signainfo.com.br
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1