Saiba sobre a importância do RNTRC e seus benefícios

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

01 de jun de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
beneficios
rntrc
legislacao
transporte
Foto do post Saiba sobre a importância do RNTRC e seus benefícios

O segmento de transporte autônomo de cargas no Brasil vem sendo modernizado com o passar dos anos, mas ainda terá que percorrer um longo caminho, especialmente em relação à tecnologia e infraestrutura.

O Governo tem buscado aprimorar as atividades, criando mecanismos de regulamentação e fiscalização do setor, sendo assim, um dos principais documentos que todos os profissionais ou empresas do setor de transporte precisam conhecer é o RNTRC.

RNTRC significa Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas e consiste em um registro que identifica e certifica os veículos que operam com o transporte de cargas mediante cobrança de frete no país.

Ele foi criado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e é obrigatório para todos os veículos, sejam eles pequenos ou grandes.

É fundamental que o código desse registro esteja em um local visível do veículo para demonstrar que ele está plenamente regular para cobrar pelos fretes realizados. Além disso, é possível que parceiros e clientes solicitem o RNTRC para verificar se a transportadora se encontra em dia com a determinação legal.

Vale lembrar que a padronização promove maior disciplina e qualidade no setor de transporte rodoviário de cargas, tornando assim a competitividade no setor ainda mais saudável.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

0