0
Um dos grandes objetivos do orçamento anual de logística é encontrar maneiras inteligentes de se reduzir custos e despesas. Por ser um setor dinâmico e caro, o corte de gastos precisa ser realizado com cautela e estratégia, e o orçamento é uma maneira eficiente de se visualizar pontos que podem sofrer mudanças orçamentárias.
Como gerente de logística você certamente já deve ter percebido que operar sem o auxílio de tecnologia é um erro que prejudica bastante seus resultados. Afinal, automatizar processos é uma maneira de trazer mais agilidade e produtividade ao setor.
Mas, para que se possa encontrar pontos que merecem passar por uma automatização, é necessário realizar um mapeamento de processos e possuir um bom orçamento de logística.
Com essas etapas cumpridas, o gestor não apenas consegue identificar possibilidades de crescimento, como tem condições de planejar investimentos inteligentes. Ou seja, organizando despesas e rendimentos, é possível encontrar capital para investir em tecnologias, maquinário e até na contratação de pessoal.
Imagine que você determinou que uma certa quantia seria destinada ao transporte de cargas. Durante o ano, percebe que sua frota tem consumido mais capital do que o esperado, em razão do aumento de manutenções e também de problemas com mão de obra qualificada.
Nesse caso, identificando o problema, será possível trabalhar e traçar intervenções, como a terceirização desse serviço. Contratar uma transportadora experiente pode ser uma boa opção para manter suas despesas controladas sem afetar a qualidade do serviço.
É importante ressaltar que qualquer setor ou empresa só alcança bons resultados quando atua de maneira planejada e embasada em dados reais. O orçamento, conforme demonstrado, é fator fundamental para o desenvolvimento empresarial e exerce um papel muito importante dentro do setor de logística.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
0