O TMS para o Transportador de Carga Fracionada

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

06 de jul de 2022

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

tms
transporte
carga
fracionada
logistica
Foto do post O TMS para o Transportador de Carga Fracionada

O transporte de cargas fracionadas é um modelo de frete que permite agrupar diversos tipos de produtos no mesmo veículo. Isso significa que o transporte das mercadorias acaba sendo uma opção mais econômica para os usuários, uma vez que é organizado em remessas menores para ocupar quase toda a capacidade do veículo.

Nele, a transportadora fica responsável por coletar uma carga compatível com o carregamento e por fazer a entrega das mercadorias até o consumidor final. Por ser considerado o frete com o melhor custo x benefício, o transporte de cargas fracionadas continua sendo a modalidade mais utilizada.

Uma questão muito relevante é o volume de cargas. O processo de documentação se torna mais moroso. Não é só a emissão do CTe, a impressão do DACTe, a impressão das etiquetas (uma para cada volume), manifestar as cargas, mas o tempo que cada processo demanda.

Essa questão de alto volume de cargas pode trazer o caos para processos que não contemplem esta preocupação. O tempo não é crítico para um documento, mas quando você precisa emitir dois mil CTes por dia, por exemplo, os gargalos se tornam evidentes. E olha que não está sendo citado aqui alguns dos maiores players do mercado nacional, pois existem empresas que emitem cerca de 200 mil CTes em um único dia.

Para lidar com este volume, ferramentas como robôs, que permitem o processamento em lote, e de forma assíncrona, deixam de ser uma mão na roda e passam a ser essenciais.

e-cargo

Os gargalos que advém do crescimento de uma operação de carga fracionada nem sempre são visíveis. Às vezes, os resultados começam a piorar conforme o volume aumenta. Parece que, quanto melhor o desempenho do comercial, mais carga entra para ser transportada, porém, o lucro começa a ir na direção contrária.

A velocidade e dinâmica da operação geram muitos ruídos operacionais e, no meio desse barulho, é difícil parar e diagnosticar onde há o desarranjo, e quais são os gargalos.

Para conhecer mais detalhes sobre o tema de hoje, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

0