O Redespacho aplicado na logística de distribuição

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

18 de mai de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
transporte
software
tecnologia
tms
Foto do post O Redespacho aplicado na logística de distribuição

Os clientes estão cada vez mais exigentes e além disso a alta competitividade do mercado obriga as transportadoras a lidar com diversos tipos de desafios, sendo assim, a solução é buscar alternativas para expandir suas operações e ampliar a base de clientes. Dessa maneira surge o conceito de redespacho.

Esse tipo de operação acontece quando mais de uma transportadora é envolvida na entrega de uma mesma carga. No redespacho o embarcador contrata uma transportadora A para fazer uma entrega do ponto 1 ao ponto 2. Essa transportadora A faz a coleta no ponto 1 e leva até seu centro de distribuição. Ela então contrata uma transportadora B que ficará responsável por coletar a carga no centro de distribuição e levar até o ponto 2.

Alguns fatores precisam ser considerados para que o redespacho seja feito de maneira adequada e otimize a produção das transportadoras. Entre eles estão o correto preenchimento das informações no Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), o tempo de entrega, o custo de frete e o controle de ocorrências de transporte.

A satisfação do cliente é fundamental para garantir o sucesso da operação logística de distribuição. Quando um trecho é terceirizado por meio do redespacho, portanto, é papel do distribuidor acompanhar para que o serviço tenha a mesma qualidade do que se fosse realizado por ele mesmo.

Contar com um software adequado fará a diferença nesse processo. Além de automatizar tarefas, liberando a equipe para trabalhar de forma mais estratégica, ele permite economizar custos e tomar decisões mais precisas se deverá ou não utilizar o redespacho.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

 

3