1
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, de modo que empresas que entregam seus produtos de forma rápida, saem na frente com um diferencial competitivo. Muitos negócios percebem essa tendência e dedicam-se mais ainda aos processos logísticos voltados para melhorar sua gestão, como o Cross Docking.
Cross Docking (“Cruzamento de Docas”) é um sistema que visa eliminar ou reduzir ao máximo a etapa de estocagem. O objetivo é o produto permanecer em movimento, desde a sua saída da fábrica até o cliente final. O Cross Docking é geralmente feito num terminal específico com portas para caminhões inbound e outbound para que o produto seja entregue com o máximo de eficiência e sem etapas de espera.
Em uma operação logística na modalidade cross docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, enquanto a equipe do armazém do operador logístico ou transportadora separa e organiza as cargas de acordo com os pedidos, em seguida acomoda os lotes nos veículos de entrega para seguirem viagem para entrega nos destinos finais.
Neste tipo de operação as mercadorias geralmente saem para entrega no mesmo dia, não permanecendo mais do que 24 horas no armazém, que serve apenas como área transitória para separação e manipulação das cargas.
Na distribuição tradicional, as mercadorias chegam do fabricante e depois são estocadas em um armazém. Quando um cliente faz um pedido, é necessário retirar o produto do armazém e colocá-lo para despacho por caminhão ou outro modal de transporte. Isso pode ser automatizado, mas geralmente é feito manualmente com uma equipe no armazém.
Para conhecer alguns benefícios e os tipos mais comuns de Cross Docking, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1