O que é o MDFe e sua participação no transporte de cargas

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

11 de nov de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
tms
mdfe
sefaz
transporte
Foto do post O que é o MDFe e sua participação no transporte de cargas

Com certeza várias transportadoras já se viram completamente cercadas por diversos papéis e documentos fiscais. Isso era muito normal quando se dependia do papel impresso para Carta Frete, impressões de todas as notas fiscais e outros documentos relacionados ao transporte de cargas, mas felizmente, hoje a realidade atende pelo nome de MDFe.

A sigla MDFe trata-se de uma abreviação para Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Estamos falando de um documento emitido por empresas que realizam transporte de mercadorias.

De uma maneira bem simples, podemos dizer que ele é uma lista de todos os CTes ou documentos fiscais emitidos para uma determinada carga e o que garante a sua validade jurídica é a assinatura digital.

O MDFe é obrigatório para transportes interestaduais e intermunicipais, independentemente da quantidade de documentos fiscais presentes na carga.

Não emitir MDFe pode acarretar em multas e até mesmo na apreensão do veículo.

É importante destacar aqui que, após a sua transportadora registrar o seu MDF-e junto à SEFAZ, não será mais possível fazer alterações relacionadas a veículos, cargas e documentação. Somente poderão ser incluídos ou substituídos condutores ao longo da operação registrada.

Caso ocorra alguma mudança muito importante e seja preciso alterar dados do MDFe durante o trajeto, que não estejam relacionados aos condutores, a sua transportadora precisará realizar o encerramento do MDF-e em questão e proceder com a emissão de um novo, realizando as alterações necessárias.

Assim que a sua operação for concluída, ou seja, quando as cargas forem comprovadamente entregues, a transportadora emitente do MDFe deverá, então, realizar no sistema emissor o procedimento definitivo de encerramento de MDFe.

Por fim, é importante mencionar que a existência do MDFe visa facilitar o controle e diminuir a burocracia com a qual as empresas precisam lidar. Utilizar softwares específicos para emissão e controle do MDFe é a solução mais adequada, então fique atento a esses detalhes na hora de fazer qualquer planejamento que envolva o transporte.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

0