O que é o DACTe e para que serve este documento?

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

19 de ago de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

dacte
tms
logistica
cte
sefaz
Foto do post O que é o DACTe e para que serve este documento?

É fundamental no segmento de transporte de cargas o cumprimento de todas as normas fiscais e, se uma transportadora realiza a emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, também conhecido pela sigla de CTe, muito provavelmente já ouviu falar de uma outra sigla: o DACTe.

A sigla DACTe é uma abreviação para Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, ou seja, uma versão resumida do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e adaptada para impressão. O DACTe não substitui o XML do CTe, ele é apenas um documento auxiliar contendo as informações de forma impressa do CTe emitido, devendo ser impresso antes da circulação de uma mercadoria e seguindo com a carga até o seu destino.

Principais características do DACTe

O DACTe serve para acompanhar toda mercadoria em trânsito, fornecendo assim, informações básicas sobre a prestação de serviço em curso, como: Dados do emitente do CTe, CFOP, (que trata da natureza da prestação de serviço), informações do remetente e destinatário, data de autorização do CTe e o número do protocolo da autorização, entre outros.

Outro campo impresso no DACTe e que chama nossa atenção, é o código de barras. Esse código contém a chave de acesso do CTe com 44 posições, ou seja, é possível realizar a leitura desse campo para acessar o documento no Portal da Sefaz.

Agora se você preferir, também pode realizar a consulta do documento que foi emitido em um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) utilizando a leitura pelo campo de QR Code, disponível no DACTe. Ao ler este código pela câmera do seu celular você também será direcionado ao Portal da Sefaz.

Como não pode haver nenhuma divergência entre o CTe e sua representação física, recomendamos que o DACTe seja impresso pelo mesmo sistema que fez a emissão do CTe, além do mais se o TMS possuir a funcionalidade de Impressão em Lote do DACTe, evitando assim o desperdício de tempo tendo que imprimir um a um.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

1