0
O principal objetivo da auditoria de fretes é verificar divergências entre os valores cobrados e as tabelas fechadas em contrato com as transportadoras, além de identificar cobranças em duplicidade, erros de cálculos, ou a cobrança de serviços que não foram feitos pelos transportadores contratados.
Vale destacar ainda que a auditoria, assim como os custos do frete, relacionam-se diretamente com o faturamento das organizações. Isso porque, em decorrência da análise técnica feita pela própria auditoria, podem ocorrer aumentos ou reduções nos preços dos fretes, o que afeta o lucro das companhias em um determinado período.
O investimento em ferramentas tecnológicas é essencial para garantir bons resultados com o processo de auditoria de frete.
Um dos grandes desafios para a eficiência do processo de auditoria de fretes é a digitação manual dos dados de conhecimentos e faturas recebidas. Neste particular, é vital que as transportadoras adotem um Sistema de Gerenciamento de Transportes.
O TMS escolhido deve suportar o envio das informações por meio de troca eletrônica de dados, conhecidos como Arquivos EDI, evitando a digitação manual, pois assim os sistemas se comunicam diretamente, representando um grande ganho de tempo e segurança.
A auditoria de frete é um procedimento fundamental nas operações referentes ao segmento logístico. Considerando todos esses benefícios, vale muito a pena implementar essa prática na sua atividade.
No vídeo abaixo você terá acesso a outras informações sobre o nosso tema de hoje.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
0