O que é Auditoria de Frete e sua aplicação na Gestão de Transportes

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

07 de set de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

auditoria
frete
logistica
tms
gestao
transportes
Foto do post O que é Auditoria de Frete e sua aplicação na Gestão de Transportes

O principal objetivo da auditoria de fretes é verificar divergências entre os valores cobrados e as tabelas fechadas em contrato com as transportadoras, além de identificar cobranças em duplicidade, erros de cálculos, ou a cobrança de serviços que não foram feitos pelos transportadores contratados.

Vale destacar ainda que a auditoria, assim como os custos do frete, relacionam-se diretamente com o faturamento das organizações. Isso porque, em decorrência da análise técnica feita pela própria auditoria, podem ocorrer aumentos ou reduções nos preços dos fretes, o que afeta o lucro das companhias em um determinado período.

O investimento em ferramentas tecnológicas é essencial para garantir bons resultados com o processo de auditoria de frete.

Um dos grandes desafios para a eficiência do processo de auditoria de fretes é a digitação manual dos dados de conhecimentos e faturas recebidas. Neste particular, é vital que as transportadoras adotem um Sistema de Gerenciamento de Transportes.

O TMS escolhido deve suportar o envio das informações por meio de troca eletrônica de dados, conhecidos como Arquivos EDI, evitando a digitação manual, pois assim os sistemas se comunicam diretamente, representando um grande ganho de tempo e segurança.

A auditoria de frete é um procedimento fundamental nas operações referentes ao segmento logístico. Considerando todos esses benefícios, vale muito a pena implementar essa prática na sua atividade.

No vídeo abaixo você terá acesso a outras informações sobre o nosso tema de hoje.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Fotos: Freepik, Freepik 

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0