O que é a logística 4.0 e os benefícios da sua aplicação

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

24 de ago de 2022

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

logistica
tms
tecnologia#transporte
inovacao
Foto do post O que é a logística 4.0 e os benefícios da sua aplicação

A Logística 4.0 nasce em conjunto com a Indústria 4.0, trazendo um poder de transformação digital, automatização e promovendo uma melhor interação entre os diferentes sistemas de uma fábrica ou linha de produção. Estamos falando de novas tecnologias e recursos voltados para o ganho de eficiência, agilidade e redução de custos.

Para entender o que é a logística 4.0, é importante saber como esse conceito surgiu. Ele tem a ver com a indústria, que ao longo dos anos tem passado por inúmeras modificações, tais como o uso de máquinas, a implementação de tecnologia, entre outras.

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, pressupõe o uso de uma série de tecnologias inovadoras que tornam o trabalho das pessoas cada vez mais integrado com as máquinas e os equipamentos do setor.

É justamente nesse contexto que surge o conceito de logística 4.0. Ela representa uma nova fase em que a logística é superconectada e automatizada, e atende a requisitos como: eficiência nos processos internos e externos, redução de custos, disponibilização de informações, procedimentos integrados, entre outros aspectos.

Esse novo tipo de mercado logístico privilegia a eficiência no atendimento às demandas dos clientes,
bem como as tomadas de decisão, que tendem a ser mais eficientes.
Afinal, elas levam em conta uma maior quantidade de dados,
o que garante uma precisão nunca imaginada antes.

Com essa tecnologia, todos os setores responsáveis podem trocar informações instantaneamente, o que envolve uma integração entre cliente, transportadores, galpões e demais envolvidos em toda a cadeia logística.

A Logística 4.0 é ultra conectada e preza pela rapidez e pela otimização tecnológica, como você já pôde perceber. Para adotá-la e não se tornar obsoleta no seu mercado, a sua transportadora ou operador logístico deve promover mudanças na cultura organizacional e em práticas diárias. Mas o que modificar em sua empresa para se inserir e aproveitar esse movimento? Fica uma dica.

Implante um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS)

Ao implantar um bom TMS (Software de Gestão de Transportes) o gestor vai conseguir evitar retrabalho, aproveitar melhor as informações geradas durante as operações, integra-se com seus clientes e parceiros, e assim aproveitará melhor os seus recursos e atenderá as expectativas dos clientes. Imagine gerenciar a empresa com planilhas, ou na ponta do lápis. Com todos os recursos que hoje temos à mão, essa prática analógica já não faz sentido.

Vale ressaltar que a Logística 4.0 já tem saído do patamar de tendência e tem se tornado cada vez mais realidade no mundo dos negócios. As empresas que investirem nesse modelo podem sair na frente da concorrência, criar diferenciais competitivos e ganhar mais mercado.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

2

Ultimos comentários

Paulo game

Muito bom

DANIEL DE MELLO OLIVEIRA

Marcos, Muito bom o texto, mas você precisa fazer umas pausas para respirar durante o vídeo...rsrs Um abraço!