Logística Colaborativa e suas vantagens no segmento de transportes

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

27 de mai de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
transportes
processos
gestao
operacoes
Foto do post Logística Colaborativa e suas vantagens no segmento de transportes

O cenário perfeito para conquistar uma distribuição mais eficiente é conseguir equilibrar custos, aproveitar melhor a capacidade dos veículos, cumprir prazos e, claro, proporcionar uma experiência positiva ao cliente.   

Mesmo desafiador esses fatores podem ser alcançados com algumas alternativas e soluções viáveis, assim surge o conceito de logística colaborativa, que permite as empresas se reinventarem em muitas operações e, consequentemente, atingir os objetivos de forma mais prática, moderna e inteligente.  

Falar em colaboração de logística parece ser um grande desafio, uma vez que grande parte das empresas encontram dificuldades em implementar a colaboração dentro de seus próprios limites. Mas esse cenário tem se modificado e, atualmente, é uma aposta de grandes empresas do mercado.

A logística colaborativa nada mais é que a colaboração e a sinergia

entre a empresa, seus concorrentes e fornecedores, em busca de avanços

e melhorias em seus processos logísticos e, claro, de redução de custos.

Assim, o que parecia ser um paradigma, vem sendo superado e, por meio de ações conjuntas entre concorrentes, diversas empresas estão alcançando uma otimização expressiva de seus processos e crescendo no mercado.

De modo geral, como o próprio nome sugere, a logística colaborativa se apoia na interação e diálogo entre empresas, fabricantes, distribuidores, clientes e prestadores de serviço de uma mesma área de atuação.

Apesar da concorrência natural entre eles, é estruturada uma comunicação efetiva a fim de assegurar que todos se ajudem e cresçam, dividindo estratégias de distribuição, convergindo demandas e intensificando seu poder de compra e venda.

Imagine quanta economia poderia ser feita por meio de uma interação entre concorrentes? Enxergar a concorrência como aliada pode ser uma decisão inteligente na busca por mais competitividade e redução de custos logísticos.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

1