1
O cenário perfeito para conquistar uma distribuição mais eficiente é conseguir equilibrar custos, aproveitar melhor a capacidade dos veículos, cumprir prazos e, claro, proporcionar uma experiência positiva ao cliente.
Mesmo desafiador esses fatores podem ser alcançados com algumas alternativas e soluções viáveis, assim surge o conceito de logística colaborativa, que permite as empresas se reinventarem em muitas operações e, consequentemente, atingir os objetivos de forma mais prática, moderna e inteligente.
Falar em colaboração de logística parece ser um grande desafio, uma vez que grande parte das empresas encontram dificuldades em implementar a colaboração dentro de seus próprios limites. Mas esse cenário tem se modificado e, atualmente, é uma aposta de grandes empresas do mercado.
Assim, o que parecia ser um paradigma, vem sendo superado e, por meio de ações conjuntas entre concorrentes, diversas empresas estão alcançando uma otimização expressiva de seus processos e crescendo no mercado.
De modo geral, como o próprio nome sugere, a logística colaborativa se apoia na interação e diálogo entre empresas, fabricantes, distribuidores, clientes e prestadores de serviço de uma mesma área de atuação.
Apesar da concorrência natural entre eles, é estruturada uma comunicação efetiva a fim de assegurar que todos se ajudem e cresçam, dividindo estratégias de distribuição, convergindo demandas e intensificando seu poder de compra e venda.
Imagine quanta economia poderia ser feita por meio de uma interação entre concorrentes? Enxergar a concorrência como aliada pode ser uma decisão inteligente na busca por mais competitividade e redução de custos logísticos.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1