Entenda as principais diferenças entre carga fracionada e carga fechada

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Marcos Tomaz

26 de out de 2022

· 2 min de leitura

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As empresas que precisam dos serviços de transportadoras para despachar as mercadorias certamente já devem ter ouvido falar em carga fracionada e carga fechada. Mas qual a diferença entre esses dois serviços logísticos? Conhecer as diferenças entre essas duas modalidades é essencial para tomar decisões mais acertadas a respeito do transporte, alcançando benefícios como a redução de custos, o aumento da qualidade do transporte e a satisfação dos clientes.

Carga Fracionada

A carga fracionada trata do envio de pequenos volumes. Em um caminhão, são colocados os pedidos de diversos clientes que sozinhos não seriam suficientes para aproveitar a ocupação total. Dessa forma, paga-se apenas pelo espaço que é usado dentro do caminhão, além de ratear outros custos entre todas as cargas enviadas.

Isso significa que um único veículo pode atender dois ou mais clientes na mesma viagem, considerando uma rota previamente planejada. Isso é benéfico para todos os envolvidos: as transportadoras evitam arcar com a ociosidade, os embarcadores otimizam os custos e os clientes recebem os pedidos no endereço e no prazo combinado.

Por outro lado, existe a preocupação de consolidar as cargas para aproveitar melhor a capacidade do caminhão, o que pode acarretar prazos maiores.

 Carga Fechada

 A carga fechada, também conhecida como carga lotação e carga completa, é uma modalidade na qual o caminhão é carregado com pedidos de apenas um embarcador. Isso pode acontecer devido ao grande volume transportado, restrições do cliente em relação ao compartilhamento do veículo e/ou urgência na entrega.

Entender o que é carga fracionada e carga fechada é fundamental para otimizar as rotinas

e os custos logísticos, já que cada um atende a propósitos diferentes

e têm suas vantagens e desvantagens.

Como vimos até aqui, os conceitos das duas modalidades se diferem bastante. Isso não quer dizer que uma é melhor que a outra, mas sim que elas atendem a necessidades distintas. Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

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