Descubra o que significa CFOP e suas aplicações

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

01 de jul de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

cfop
transporte
operacao
codigo
logistica
Foto do post Descubra o que significa CFOP e suas aplicações

Os envolvidos com empresas que trabalham com sistemas de transportes de cargas e produtos, certamente já se perguntaram o que significa a sigla CFOP. Estamos falando de um código que deve ser indicado pelas empresas sempre que houver entrada e saída de mercadorias.

A ausência desse código, em determinadas circunstâncias,

pode significar a retenção da mercadoria ou, no mínimo,

atrasos na entrega dos produtos durante o transporte.

A sigla CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações é um código numérico que diz respeito a entradas e saídas de mercadorias entre cidades e estados. É a partir desse código que se pode definir diversas situações, como a sua operação fiscal, quais impostos ele deve ter e se o transporte é intermunicipal ou interestadual. É por isso que o governo verifica a circulação por meio da tabela CFOP.

Se você pegou uma nota fiscal em mãos, além do CFOP, com certeza já viu algumas informações diferentes, como natureza da operação. Apesar de nomenclaturas distintas, esses conceitos estão mais ou menos relacionados, porém entenda, CFOP e natureza da operação não são sinônimos.

A natureza da operação é uma descrição aproximada do processo por trás da emissão da nota. É uma indicação de venda, compra, devolução e etc.

Já o código CFOP é uma numeração que indica outras informações sobre a operação de comercialização ou prestação de serviços. Possui extrema importância para a correta tributação da operação.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

0