Corte de Carga

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Aguinaldo Cabral

22 de dez de 2020

· 5 min de leitura

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No transporte de carga aérea, o frete é calculado por quilo e em comparação com o rodoviário que é por tonelada, é fácil perceber que o custo de envios aéreos é muito mais significativo.

Para o envio de algo mais leve, o aéreo pode ser uma opção viável, mas principalmente quando o prazo de entrega é apertado, é que este modal diz a que veio. Entrega no mesmo dia ou no dia seguinte se torna possível, mesmo em grandes distâncias.

O que pode botar água no chope é o corte de carga, algo que não é comum, mas ocorre com mais frequência do que gostaríamos. É muito desagradável contar isso ao cliente:

"Seu volume não embarcou devido a um corte de carga".

Vou detalhar do que se trata.

O que vou abordar aqui é algo que vivi na prática, pois fiz parte de uma das maiores companhias aéreas que já existiu em nosso país e que infelizmente, faliu. Quem não voou pela Varig?

Varig

Quando despachamos um volume em uma determinada transportadora e eles oferecem o serviço aéreo, até esse volume chegar ao destinatário, existem vários processos, e um desses processos é o corte de carga, pois quando essa carga não vai em um avião cargueiro, ela passa a disputar os porões das aeronaves de passageiros, que por sua vez, dá prioridade à bagagem do cliente.

Esse é um dos problemas da falta de aviões cargueiros, a disputa da carga de transporte contra a carga dos passageiros.

Muita das vezes, eu dava garantia ao cliente de que sua carga estaria naquele determinado voo, mas quando a carga já estava na aeronave, eu ouvia a mensagem no DOV (Departamento Operacional de Voo), no rádio: “Atenção corte de carga na pista”, e nesse momento era torcer para que essa carga não fosse a cortada.

Já houve casos de ir até a pista para acompanhar o embarque e garantir que um determinado volume não fosse cortado, pois a prioridade é dada a perecíveis, restos mortais, medicamentos, vacinas e órgãos para transplantes.

O corte de carga ocorre muitas das vezes por excesso de bagagem dos passageiros, que são prioridade. Pode ocorrer também por questões climáticas. O comandante é informado de que há uma tempestade na sua rota, logo ele precisa mudar o caminho e isso significa um percurso maior. O resultado é colocar mais combustível e tirar alguma carga.

Uma vez, fui convidado a ir num voo experimental de uma nova cia aérea. Era um avião que parecia que ia cair de tanto que balançava, Esse voo ocorreu em uma aeronave de passageiro que foi transformada em cargueiro.

Existe o balanceador, que faz o balanceamento da aeronave. O avião tem o centro de gravidade, que funciona como uma balança. Sem entrar muito em questões mais técnicas, o balanceador faz o cálculo e divide os pesos que estão nos pallets para distribuir o peso correto, para aeronave não pender pra frente e nem para trás.

Acontece que o balanceador balanceou errado o peso da aeronave e ao decolar de Guarulhos, o avião teve que fazer um pouso emergencial para tirar o excesso de carga em CGH.

Este é um caso mais raro e extremo,de corte de carga. Neste caso a carga cortada ficou num aeroporto diferente da origem, mais complexo para ser resolvido.

Outro exemplo crítico é quando é preciso transportar o equipamento de som de uma banda, que ocupa praticamente todo o porão, visto que aqueles equipamentos precisam chegar ao destino naquele voo para o show acontecer.

Lembro-me como se fosse hoje, quando o Michael Jackson veio ao Brasil. Foram toneladas de aparelhagem de som que vieram no seu cargueiro. Aconteceu que aqui em São Paulo, uma parte dos equipamentos ficou para trás e não foi no seu cargueiro, tiveram que cortar toda a carga do meu cliente que já estava nos porões do voo comercial para o destino Salvador, e dar lugar, para embarque imediato dos equipamentos da banda.

Precisei de muito empenho e após uma breve negociação, consegui negociar o embarque da carga do meu cliente. Nem sempre é possível escolher o que será cortado.

O corte de carga é sempre algo urgente, porque ele ocorre com cargas que já estão dentro da aeronave, sempre por algum incidente que motivou um embarque que não pode esperar.

Um fato assustador que presenciei, foi o atraso de um voo de passageiro que vinha de Belém e ia para Salvador, com escala aqui em São Paulo. A bordo tinha um esquife e na hora do embarque das cargas e bagagem, foi detectado que o esquife estava com vazamento, levaram a urna para o terminal de cargas, e a funerária trocou o corpo de urna ali no meio do terminal. O mau cheiro era terrível, até hoje não esqueço aquela cena.

Resumindo, por trás dos bastidores a coisa é bem diferente do mundo real. Só vivenciando e vendo na prática como tudo acontece e o malabarismo que um agente tem que fazer para garantir que a sua encomenda chegue até você.

 

Aguinaldo Cabral

Analista de Suporte na Signa, torcedor do São Paulo, Técnico em Eletrônica, pai do Igor, Felipe, Henrique e Yuri, casado pela oitava vez pois acredito no Amor e o importante é ser feliz.

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Ultimos comentários

Xiao

Bom dia, Aguinaldo. Obrigado pelo seu post. Foi muito esclarecedor. Pelo que estou vendo, com as compras online, esse procedimento se tornou bastante comum. Existem bastante reclamações sobre isso em sites do ramo, e no meu caso, houve 2 cortes seguidos até o momento, com a minha encomenda "presa" no aeroporto.