1
Não há como negar que a demanda por processos cada vez mais rápidos e eficientes se tornou um estímulo para a inovação da logística dentro das empresas. Quando se fala em transporte de cargas, por exemplo, hoje, as organizações têm uma maior segurança nos deslocamentos, desenvolvem uma gestão muito mais integrada e eficiente, isso graças aos diversos softwares disponíveis e assim conseguem ter uma boa produtividade a custos reduzidos.
Contudo, para que isso ocorra, é necessário que a empresa adote uma verdadeira cultura de inovação. O pensamento inovador deve fazer parte da rotina do negócio, sendo primordial que líderes, gestores e gerentes estejam sempre em busca de novos recursos e soluções para aprimorar as atividades.
No caso dos transportes, a realidade é exatamente a mesma. A utilização de softwares de gestão de fretes, o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) ou sistemas personalizados para este tipo de demanda é exemplo de como a empresa pode começar a inovar. Esses sistemas ajudam a monitorar as etapas de expedição, consolidação, emissão de documentos, distribuição, planejamento de rotas, entre outras atividades elementares a uma logística de qualidade.
Por fim, elevar a qualidade da logística e dos transportes da sua empresa é, de longe, uma das bases para criar um diferencial competitivo valioso para o seu negócio. Vimos como a tecnologia pode auxiliar nesse processo, e o quão relevante podem ser os recursos humanos. Coloque essas orientações em prática e seja a prova de que isso pode dar certo.
Para conhecer mais detalhes sobre o tema de hoje, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1