Como funciona a Declaração de Importação na logística aduaneira

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

25 de jan de 2023

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

logistica
aduaneira
importacao
declaracao
transporte
Foto do post Como funciona a Declaração de Importação na logística aduaneira

A Declaração de Importação, também conhecida pela sigla de (DI), trata-se de uma etapa fundamental da importação de mercadorias quanto falamos de logística aduaneira. Sem ela, o despacho aduaneiro não acontece, e os produtos transportados não chegam até as mãos do importador.

Esse documento apresenta informações financeiras e comerciais a respeito da operação de comércio exterior e das mercadorias adquiridas. Por isso, precisa ser registrado da forma correta para não ocasionar problemas nas etapas seguintes da importação.

É nela que são informados detalhes como dados do fabricante, importador, classificação fiscal da mercadoria e valores de impostos. Trata-se de um pré-requisito para que o despacho aduaneiro seja efetuado. É a partir dela, por exemplo, que o fiscal, na hora de despachar as mercadorias, confere se todas as informações estão de acordo com os documentos apresentados e com o produto importado.

A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro. Em outras palavras, ela é a primeira etapa do despacho.

É imprescindível que o documento não apresente erros, porque isso pode gerar problemas na tributação e até impedir o despacho dos itens.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

1