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O termo Cabotagem está muito relacionado ao transporte de cargas, porém, se você ainda não conhece, não há motivos para espanto. Essa forma de transporte ainda é pouco conhecida no Brasil, apesar das vantagens que ela pode oferecer para diversos envolvidos em uma cadeia logística.
A Signa contribui com os armadores de cabotagem de container no Brasil, oferecendo sua solução de TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) e gerindo todo o processo, da origem ao destino dos contêineres para este segmento marítimo.
Uma das vantagens da cabotagem é oferecer um custo de frete até 30% inferior, se comparada ao gasto de envio pelo modal rodoviário. Vale ressaltar que o caminhão ainda está no processo de logística nas duas pernas, tanto no embarque quanto no desembarque. A carga não anda sozinha até o navio. O trajeto maior é feito no mar, mas o rodoviário tem papel essencial na cadeia multimodal.
De acordo com dados do Plano CNT de Transporte e Logística, seriam necessários R$ 10 para manutenção da cabotagem para cada 1.000 TKUs (toneladas transportadas por quilômetro útil) transportados, enquanto que ferrovias necessitariam de R$ 65 e rodovias, R$ 147. Esses fatores confirmam que fomentar a cabotagem para permitir o crescimento esperado é uma alternativa eficiente.
No vídeo abaixo você vai conhecer mais dicas sobre o tema de hoje.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
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