Aprendendo sobre o XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Na rotina de uma empresa, muitas são as tarefas burocráticas, que exigem tempo e organização do gestor. A tecnologia torna tudo isso mais fácil e rápido e quando conectamos essas questões ao segmento de transporte de cargas você descobrirá que o uso de um Sistema de Gerenciamento de Transportes é algo fundamental.

Adquirir um TMS que possua ferramentas para absorção dos arquivos XML da NF-e pode automatizar um processo na rotina de sua empresa e que antes era controlada de forma lenta e complicada.

XML é a sigla para Extensible Markup Language, que significa em português, Linguagem Extensível de Marcação Genérica.

O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal propriamente dita, sendo o formato utilizado para registro das informações relativas à NF-e (a nota fiscal eletrônica), que é emitida na venda de um produto. Ele obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.

Agora você já sabe o que é arquivo XML de nota fiscal, mas é importante entender que essa é apenas parte do processo.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A NF-e substitui modelos de notas em papel, que eram utilizados nas transações comerciais entre pessoas jurídicas. Em operações de varejo ao consumidor, ela só é utilizada quando envolve destinatários em estados diferentes do emitente.

Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe)

O Danfe é o demonstrativo que acompanha a mercadoria negociada. Trata-se de uma descrição em papel com as principais informações da nota fiscal, que a sua empresa recebe quando compra e que fornece ao cliente quando vende.

Tecnologia facilita organização

Em razão da obrigatoriedade de disponibilização e de armazenamento de cada arquivo XML, pode ficar inviável à empresa ingressar no portal nacional da NF-e e, individualmente, digitar a chave de acesso relativa a cada produto para baixar e guardar uma cópia eletrônica da nota fiscal. Num universo de várias notas por dia, quanto tempo esse processo burocrático iria lhe tomar?

A solução pode estar na adoção de um sistema de gestão que tenha, entre as suas funcionalidades, a emissão de notas e o download automático de todas aquelas emitidas contra o seu CNPJ - em lote e não individual. Dessa forma, seus documentos fiscais são organizados de forma muito mais fácil, melhorando o controle e preparando a empresa para possíveis ações do Fisco.

Além de todas essas informações, saiba mais assistindo o vídeo abaixo.

#DACTe #TMS #DAMDFe

 

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

 

 

Conheça nossos eBooks

 

0 Comentarios