1
Muitos imprevistos podem ocorrer durante o transporte de cargas: furtos, roubos, danos a mercadoria, acidentes, avarias e enchentes, mas não temos como adivinhar quando isso pode acontecer. Neste momento é que o Ad Valorem se torna uma questão importante, já que assim o transportador não será tão prejudicado nestas situações.
Ad Valorem vem de uma expressão latina que significa "conforme o valor". Também chamado de frete valor, o Ad Valorem é um componente do valor do frete dos produtos, utilizado para cobrir custos de seguro de carga e sinistros. Essa taxa é um percentual calculado sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria e adicionada ao custo do frete.
O Ad Valorem é cobrado com base no valor da mercadoria. Ou seja, produtos de valor mais elevado (como eletroeletrônicos e jóias, por exemplo) terão o frete valor mais alto do que produtos mais baratos e de primeira necessidade.
A taxa também pode variar de acordo com o destino da mercadoria. Geralmente, as zonas de maior risco podem ter uma alíquota de Ad Valorem mais alta. Para calcular, basta multiplicar o valor total da mercadoria pelo percentual da taxa de Ad Valorem.
No intuito de servir como referência para a cobrança do AD Valorem, a Associação Nacional de Transporte de Carga (NTC) criou uma tabela escalonada, com uma sugestão de alíquotas baseadas na distância percorrida, veja:
Devido à complexidade para precificar o frete é sempre recomendável simplificar o processo. Uma dica é negociar uma taxa única de AD Valorem para todas as entregas. Este processo já muito comum no e-commerce e está migrando para outros setores também. Equalizando o Ad Valorem entre todas as transportadoras simplifica-se o cálculo e o processo de comparação com outras transportadoras.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
1