A Tecnologia da Informação e seu impacto na Logística

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

07 de abr de 2023

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

tecnologia
gestao
tms
transporte
logistica
Foto do post A Tecnologia da Informação e seu impacto na Logística

O gerenciamento da cadeia de suprimentos de uma empresa requer muito planejamento e controle, para que suas diferentes etapas sejam realizadas da melhor maneira possível. Para isso, é importante não só avaliar as necessidades e recursos do negócio, como investir em Tecnologia da Informação na Logística. Essa medida permite obter ganhos de produtividade, gestão e economia financeira.

A Tecnologia da Informação na Logística permite que os gestores consigam redesenhos de processos ligados ao planejamento de demanda, armazenagem e distribuição. Esses novos fluxos podem ser mais eficazes, entregando maior desempenho e resultados para a empresa.

A depender do tamanho da empresa, a quantidade de processos envolvidos ao longo de toda a cadeia logística pode ser bastante grande. Sem o apoio da tecnologia, a quantidade de informações produzidas diariamente e que são a base para uma gestão eficiente, praticamente inviabiliza a execução de um controle mais profundo.

Por esse motivo a TI tem um papel de destaque quando o assunto é o controle dos processos. Em grande medida, isso se deve ao fato de sistemas, softwares, entre outras soluções garantirem a centralização das informações, as quais podem ser facilmente acessadas por gestores, gerentes e líderes.

A Tecnologia da Informação e seu impacto na Logística

Um Sistema de Gerenciamento de Transporte, também conhecido por TMS, também é essencial para administrar relacionamentos com transportadoras, controles de roteiros de entrega e de performance de veículos e motoristas. Essa é uma solução mais ampla, integrando diferentes recursos. Com um sistema que ofereça estes recursos, é possível rastrear mercadorias, fazer a gestão da expedição das cargas e planejar os fretes.

Também facilita a comunicação com parceiros, o controle formal das negociações com as transportadoras e a emissão de documentos com as notas fiscais a serem expedidas. Ou seja, é um sistema com muitas funcionalidades que melhoram a gestão e controle da carga.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

4