A importância do Certificado Digital para transportadoras

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

20 de ago de 2021

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

certificado
digital
transportes
tms
logistica
Foto do post A importância do Certificado Digital para transportadoras

O mercado de transporte de cargas passa constantemente por transformações e isso já não é novidade para ninguém. Uma dessas questões envolve diretamente o nosso tema de hoje, e por isso vamos falar sobre a importância do Certificado Digital, no que diz respeito às transportadoras.

O Certificado Digital é uma assinatura utilizada em documentos fiscais eletrônicos. Essa assinatura digital garante a validade jurídica do documento, e para o segmento transportes é fundamental para a emissão de CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Existem dois tipos de certificados digitais para emissão e assinatura de documentos fiscais eletrônicos para transporte de carga: o A1 e o A3.

O Certificado do Tipo A3 pode ser usado por até 3 anos e no final das contas acaba saindo mais barato, mas em compensação exigirá alguns cuidados.

Por ser um certificado “físico” (estar armazenado em um token ou cartão) é preciso ter cuidado para não o perder, quebrar ou danificar.

O Certificado do Tipo A1 é instalado direto na máquina/servidor e pode ser utilizado em vários computadores ao mesmo tempo, o que permite emitir os CTes mais rapidamente, aumentando a produtividade.

Para empresas que tem mais de uma filial (com a mesma raiz de CNPJ) o A1 é mais indicado, pois as filiais podem usar o mesmo certificado.

Seja no envio de declarações e informações ao Fisco, seja na emissão de documentos eletrônicos fiscais, o Certificado Digital garante que os documentos sejam válidos e cumpram com o seu papel.

Ao escolher qual tipo de certificado será o ideal para sua empresa, analise os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Veja bem qual certificado se adapta melhor às suas necessidades, além é claro de optar por um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) que transmita confiança ao lidar com todas essas questões.

Assista o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre este assunto.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Conheça nossos eBooks

1