9
Toda empresa tem o objetivo de expandir as suas operações, fazendo com que o faturamento cresça ano a ano e melhorando o controle dos custos e das despesas para que isso gere um impacto positivo em suas margens. No segmento de transportes, não é diferente.
As organizações, independentemente do segmento de atuação, oferecem produtos e serviços visando vendê-los para clientes, o que representará o seu faturamento. Para conseguir entregar aquilo que foi comercializado, há uma série de processos que devem ser realizados, como compra de matéria-prima, transformação dos insumos, gastos com marketing e movimentações de estoque, além de atividades de suporte como finanças ou RH. O saldo dessa dinâmica é o lucro.
Porém, é preciso buscar um equilíbrio. Salvo algumas exceções pontuais, não adianta vender muito se os custos não estão sob controle. Também não resolve ter a melhor operação interna do mundo, se não há clientes comprando. Todo o esforço deve ser no sentido de aumentar o faturamento, sem que isso represente um crescimento proporcional nos gastos.
Quando falamos de transportadoras, isso fica ainda mais claro. Afinal, essas empresas atuam prestando o serviço de translado de insumos e mercadorias, desde que tenham veículos e locais de armazenamento disponíveis.
Os avanços tecnológicos estão permitindo realizar as atividades de uma forma cada vez mais otimizada. Além de desburocratizar uma série de rotinas, substituindo a necessidade de alguns operadores humanos, eles trazem a capacidade de geração e coleta de dados. Ou seja, ao investir em softwares para suporte dos processos, além de economizar com colaboradores, é possível obter informações cruciais para tomar decisões mais acertadas.
Com certeza, entender como aumentar o lucro da transportadora é algo que deve ser buscado incessantemente por todo empreendedor do ramo. Afinal, essa ação permite um melhor planejamento e o investimento para o crescimento do negócio.
Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.
Marcos Tomaz
Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.
Foto: Freepik
9