A importância do aumento de faturamento para as transportadoras

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

03 de jun de 2022

· 3 min de leitura

· 3 min de leitura

faturamento
transportadoras
tms
transportes
softwares
Foto do post A importância do aumento de faturamento para as transportadoras

Toda empresa tem o objetivo de expandir as suas operações, fazendo com que o faturamento cresça ano a ano e melhorando o controle dos custos e das despesas para que isso gere um impacto positivo em suas margens. No segmento de transportes, não é diferente.

As organizações, independentemente do segmento de atuação, oferecem produtos e serviços visando vendê-los para clientes, o que representará o seu faturamento. Para conseguir entregar aquilo que foi comercializado, há uma série de processos que devem ser realizados, como compra de matéria-prima, transformação dos insumos, gastos com marketing e movimentações de estoque, além de atividades de suporte como finanças ou RH. O saldo dessa dinâmica é o lucro.

Porém, é preciso buscar um equilíbrio. Salvo algumas exceções pontuais, não adianta vender muito se os custos não estão sob controle. Também não resolve ter a melhor operação interna do mundo, se não há clientes comprando. Todo o esforço deve ser no sentido de aumentar o faturamento, sem que isso represente um crescimento proporcional nos gastos.

Quando falamos de transportadoras, isso fica ainda mais claro. Afinal, essas empresas atuam prestando o serviço de translado de insumos e mercadorias, desde que tenham veículos e locais de armazenamento disponíveis.

Uma transportadora lucrativa se torna capaz de investir no aumento de sua frota,

em novos modais, na construção de armazéns e docas

que facilitam o fluxo daquilo que distribuem para seus clientes,

sem depender de capital de terceiros para alavancar suas operações.

Os avanços tecnológicos estão permitindo realizar as atividades de uma forma cada vez mais otimizada. Além de desburocratizar uma série de rotinas, substituindo a necessidade de alguns operadores humanos, eles trazem a capacidade de geração e coleta de dados. Ou seja, ao investir em softwares para suporte dos processos, além de economizar com colaboradores, é possível obter informações cruciais para tomar decisões mais acertadas.

Com certeza, entender como aumentar o lucro da transportadora é algo que deve ser buscado incessantemente por todo empreendedor do ramo. Afinal, essa ação permite um melhor planejamento e o investimento para o crescimento do negócio.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

Baixe grátis nossos eBooks

9