A importância da Cubagem no Transporte de Cargas

Foto do autor do post Marcos Tomaz

por

Marcos Tomaz

24 de jun de 2022

· 2 min de leitura

· 2 min de leitura

cubagem
transporte
frete
carga
logistica
Foto do post A importância da Cubagem no Transporte de Cargas

A cubagem de uma carga é o cálculo matemático utilizado para definir o espaço físico que uma mercadoria ocupa dentro de um caminhão. O seu objetivo é ajudar as transportadoras a planejarem melhor o seu processo de carregamento, impedindo assim que os veículos circulem com muitos espaços vazios.

Como existem mercadorias de grande volume e pouco peso, a métrica auxilia os profissionais para que não ocorra o desperdício na capacidade da carga. Além do mais, a cubagem impede também que as mercadorias menores, porém de muito peso, prejudiquem o aproveitamento dos espaços.

A cubagem é uma medição importante porque consegue proporcionar um certo equilíbrio entre a capacidade dos veículos e o volume de mercadorias. Por conta disso, seu cálculo tem se tornado uma das etapas mais fundamentais dentro de uma cadeia de logística, uma vez que ajuda as transportadoras a terem planejamento, organizando seus fretes, economizando tempo e minimizando os custos.

Como os espaços vazios em um depósito ou em veículos

acabam elevando o preço da manutenção, a cubagem de uma carga

pode ser vista como uma facilitadora para que as empresas evitem problemas futuros.

Algumas dessas complicações podem estar diretamente relacionadas aos danos causados em caminhões, atraso nas mercadorias ou até mesmo o descumprimento de normas durante a realização das entregas.

Sabemos que só levar em consideração as medidas de uma carga e o seu peso bruto podem fazer com que o preço do frete acabe sendo desproporcional. Por isso, muitas das transportadoras já optam por incluir a variável “peso x frete” no cálculo da cobrança dos serviços. Essa é uma opção muito interessante pois torna o preço um pouco mais atrativo para o consumidor.

Esse cálculo entre o “peso x frete” se trata da comparação entre o peso bruto da carga e o cubado, sempre sendo escolhido aquele que possui maior valor entre os dois.

Como você pode ver, o cálculo de cubagem é uma métrica muito importante para que as transportadoras alcancem eficiência e qualidade. Embora existam distinções entre os casos de cubagem, fator de cubagem e peso cubado, essas são variáveis que precisam ser analisadas para oferecer um preço mais justo para os clientes.

Para saber outras dicas sobre este assunto, não deixe de assistir o vídeo a seguir.

Marcos Tomaz

Analista de Sucesso do Cliente, pai do Vicente, fã do futebol bem jogado e que aproveita o simples, porque o complicado a gente resolve.

Foto: Freepik

Links Relacionados

 

Conheça nossos eBooks

0